POR QUE INSISTIMOS TANTO NO - PRODUTO FINAL - EM SALA DE AULA?
POR QUE PSICOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM?
PSICOLOGIA é comumente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais como pensamento, raciocínio, memória, aprendizagem, motivação, emoção, sensação, percepção, linguagem, estudos de consciência, sociabilidade, distúrbios psíquicos entre outros. Atualmente com o progresso e, diríamos, até positiva popularização de interpretação da neurociências tudo fica muito melhor de ser entendido e pronto para ser utilizado.
A aprendizagem se concretiza nos desafios que enfrenta de:
· comportamentos individuais e independentes,
· comportamentos sociais – interdependentes ,
· comportamentos relativos às diversidades de sua historia
· análise interculturas.
Por isso se fala em estratégias e em dinâmica de grupo. Isto tem base, fundamento e não apenas agitação para todos se manterem acordados.
ACONTECEM NA SALA DE AULA
- natureza da disciplina
- características e objetivos do professor
- característica e objetivos dos estudantes
- características e objetivos da escola
- necessidades e expectativas contemporâneas da sociedade interagem para influenciar o que é pensado, como é pensado e como isto é aceito.
mudanças na estrutura do ambiente da APRENDIZAGEM e nas ESTRATÉGIAS DE ENSINO.
Professores são auxiliares para que os estudantes alcancem o que é, cada vez mais, exigido.
- DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS
- adaptação a MUDANÇAS RÁPIDAS,
- num MUNDO INTERDEPENDENTE.
- PENSAMENTO CRÍTICO
- saber SINTETIZAR INFORMAÇÕES
- SENSIBILIDADE PARA A DIVERSIDADE
- e o DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E HABILIDADES
que provoquem uma vida de
Postado originalmente por Maria Dobradura - Fevereiro 09, 2010
APRENDIZAGEM EM CONTÍNUO ACONTECIMENTO
Há muita informação sendo oferecida e pouca atenção prestada para as estratégias de aprendizagem, para investigação e para solução de problemas. Para aumentar a qualidade da educação, precisamos usar estratégias que encorajem o pensamento crítico e habilidade em resolução de problemas – DESAFIOS – e infundir boa vontade (prontidão) e motivação para continuar aprendendo alem da sala de aula.
URGENTE – TUDO O COLOCADO ACIMA É ASSUNTO E AÇÃO PARA CURSO INFANTIL ATÉ CURSOS PÓS-DOC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário