quinta-feira, 25 de julho de 2013

AUMENTANDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA

Para que suas aulas de ensino fundamental ao universitário sejam motivadoras e garantam atenção e, por decorrência, boa e animada (é perfeitamente possível as duas coisas) disciplina garanta alguns pontos na sua bagagem de professor.



MOTIVAÇÃO É BOM E TODO MUNDO GOSTA, QUEM A OFERECE E QUEM A RECEBE
Mãos à obra!
1- NOVIDADE - leve novidades como aprendizagem. Claro que não apenas um ponto novo, mas novidades ligadas ao que já está nos livros, apostilas e aulas corriqueiras.

2- VARIEDADE - varie nas técnicas de grupo ou mesmo individuais para que você seja uma caixa de surpresa ao dar sua aula e provoque uma expectativa. Se você for adquirindo essa característica não será nada difícil cumprir conteúdos programáticos sem dor e com o tempo que dispõe.

3- RELEVÂNCIA - destacar importância do conteúdo tratado.

4- PERSONALIZAR - inclua relatos pessoais, claro que não obrigatoriamente seu, no que ensina.

5- USO ATIVO DO CONHECIMENTO - Manter o interesse antecipando passos do que será ensinado-aprendido, incentivando a procura em jornais, revistas, internet etc.

6- CONHECIMENTO APLICADO - ligar conhecimentos entre matérias, o que a aprendizagem em questão pode ter com a escola, com o mundo do trabalho, com novos conhecimentos.

7- TRABALHO CONJUNTO - formar grupos de estudos para aprofundamento que podem ser através de técnicas dirigidas (estudo-dirigido como há modelo aqui no blog), pesquisa, troca de idéias etc.
Todas as mais corriqueiras aprendizagens podem receber senão todos, alguns do itens aqui proposto.
E sempre tem um item a mais -
AQUELE QUE VOCÊ INVENTA.



Não espere que seu aluno se motive sozinho
Provocando a motivação todos saem ganhando, o aluno e o professor indo trabalhar.

     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário