quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - ESTUDO DIRIGIDO COMO TÉCNICA DE AULA OU DE REUNIÕES - DIREÇÃO E CONTROLE EM SALA DE AULA E TREINAMENTOS

Falando em estudo dirigido pode se pensar que é para mandar alguém estudar. Mas vamos considerar que tudo o que se faz em termos de aprendizagem (em qualquer circunstância) é um estudo. Usando esta técnica, pode-se ensinar a estudar, tornar o estudo DIRIGIDO E CONTROLADO (sem que estas palavras signifiquem palavrões), assim como tambem um grupo pode estar presente e a serviço de determinada aprendizagem que envolverá informações, participação, reflexões diversas, busca de soluções, ação na aprendizagem, equilíbrio disciplinar e estimulação na sequecia de passos. Isto tudo citado anteriormente e outras cosias que cada um descobre por si mesmo.
Para o ESTUDO DIRIGIDO sabe-se um tema, onde se quer chegar, quantos participantes e o tempo de que se dispõe.
Vamos colocar diretamente em três exemplos o que já foi feito, deu certo e cria ainda diversos filhotes programados.
Como o estudo é dirigido as instruções podem ser dirigidas de forma pessoal e é interessante que cada um tenha à sua disposição todos os passos com tempos, podendo ser por folhas individuais ou tela ou lousa.


ESTUDO DIRIGIDO 1- ANÁLISE DO PROCESSO EDUCATIVO - SALA DE AULA
(uma reunião pedagógica com professores de determinada escola)
1 - Faça uma leitura silenciosa e individual do texto:
"Disse um amigo a outro quando se encontravam na ponte sobre um rio.
- Olha como os peixes estão alegres no rio.
- Como é que você não sendo peixe sabe que os peixes estão alegres no rio?
-Por minha alegria em cima da ponte."


2- Discuta em seu subgrupo este texto fazendo as comparaçõess com a situação escola. Concordâncias e discordâncias em relação ao texto, importância nos relacionamentos, realmente o que é sentir o outro.
Alguém faz as anotações.


3- No espaço abaixo reescreva este apólogo, individualmente, substituindo as palavras : alegria e alegres por outras que reflitam com mais veracidade as situações, os sentimentos e os comportamentos que temos vivenciado em classe e que nos leva a analisar situações. Permanecer nos limites desta escola.




4- Em grupo releia o que cada um escreveu. Agora classifique as colocações e tambem faça uma classificação dos pontos positivos e negativos deste "novo" apólogo.


5- Leia individualmente a situação problema descrita abaixo.
"No dia 4 de maio de 2010 os professores de determinada escola reuniram-se com a orientação. sob a coordenação da direção geral para discutirem problemas referentes à situação de sala de aula.
Os ítens discutidos pelos professores foram:
- como me sinto na sala de aula?
- estou satisfeito/insatisfeito com a situação?
- o que me perturba?
- o que considero bom na situação, o que quero modificar, o que é insuportável?
- como é meu contato com os alunos?
Neste ínterim a direção lembrou aos professores que constavam dos objetivos prioritários da escola a educação integral, onde o aluno deve aprender a cultivar a própria liberdade de expressão e de iniciativa, respeitando-se os direitos de todos e de cada um, que a escola tambem deve desenvolver uma percepção do mundo que o cerca, em que todos os aspectos de umaconsciencia interior e exterior sejam desenvolvidos. E que tudo isto é meta de cada aula.


6- Responda individualmente a cada item  da reunião dos professores em colocações de no máximo cinco palavras (se possível!).


7- Leiam em subgrupo (se houver) e façam a somatória das opiniões. Não é discutir validades, mas somatória, portanto juntam-se apenas as opiniões diferentes.


8- Mudem de subgrupos cada um respeitando sua senha.


9- Neste novo subgrupo releiam o que cada um trouxe do passo 7.


10 - O subgrupo agora fará a montagem de um roteiro que vise uma mudança de situação. Devem ser itens claros, precisos, poucos, viáveis.
Redija estes passos.


11- Leiam em subgrupo algumas máximas com relação à Educação.
" Mestre não é só quem ensina, mas quem de repente aprende." JOÃO GUIMARÃES ROSA
"Aprendizagem nãoé uma prova e atletismo: o fôlego que exige é outro, a preparação técnica é outra e a exercitação é de outro tipo." FANNY ABRAMOVICH
"As coisas estão no mundo minha nega, só que eu preciso aprender". PAULINHO DA VIOLA
"... haverá uma revolução no que concerne as papeis de aluno e de professor". MACLUHAN  prevendo muitos anos atrás o que está acontecendo.
" O professorado brasileiro não atingiu sequer a "galáxia de Guttemberg": a utilização do livro. Comporta-se ainda como o lector medieval que recitava pergaminhos e papiros para alunos analfabetos" LAURO DE OLIVEIRA LIMA também há muito tempo atrás, há e não mudanças nos tempos atuais.
" E o professor, quem é?" MARLENE RODRIGUES


12- Depois de lidas as "máximas" que podem lhe dizer alguma coisa ou mesmo não lhe dizer nada releia o item 1 deste estudo dirigido e vá para o item 13.


13- Em subgrupo elabore uma "máxima" (frase) num "mínimo" de tempo possível.


14 - Em grupão cada subgrupo lê sua "máxima" e as propostas do item 10.


15- Decisão geral de quais itens do roteiro de propostas serão implantados desde este momento para ser avaliado após um mês.


NOTA RELATIVA AO TEMPO DE TRABALHO
Ítem 1- 3 minutos                                                  
Item 2- 7 minutos
Item 3 - 5 minutos
Item 4 - 5 minutos
Item 5 - 3 minutos
Item 6 - 5 minutos
Item 7 - 5 minutos
Item 8 - 30 segundos
Item 9 - 5 minutos
Item 10 - 15 minutos
INTERVALO - 15 minutos
Item 11- 5 minutos
Item 12 - 1 minuto
Ítem 13 - 5 minutos
Ítem 14 - 10 minutos
Ítem 15 - 20 minutos
TOTAL 77 MINUTOS E 30 SEGUNDOS - 1 HORA E 18 SEGUNDOS- com variações e intervalos!


Aqui apenas é um exemplo de estratégia que já foi bastante utilizada tanto em aulas como em reuniões e durante treinamentos.
Outra saída para esta estratégia seria o professor ou equipe técnica quando dispor de tempo "criar" para algumas ocasiões estudo dirigido para seus alunos.

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