sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SABER TEMA 1 - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS PARA QUEM GOSTA DE SABER -





Eu não sou nem especialmente inteligente,
nem especialmente talentoso.
Eu sou apenas muito, muito curioso.
 ALBERT EINSTEIN





O blog MARIA DESDOBRANDO PSICOLOGIA está introduzindo, gradativamente, alguns temas de SABER COM GOSTO DE QUERO MAIS.
Alguns temas terão que ir subdivididos pelo tamanho e o objetivo é que possam ser refletidos e até utilizados sobretudo por professores e pais. Muitos pais relegam saber para escolas, mas esta é só ajuda, a familia deve poder mais.

Nosso primeiro tema - CARACTERISTICAS PESSOAIS PARA QUEM GOSTA DE SABER.
Alguém que gosta do saber tem suas características, algumas natas, e muitas adquiridas.
Desde criança, quem gosta do saber se entrega à CURIOSIDADE. Em criança até se pode dizer para algumas coisas que somente se deve olhar com os olhos e não olhar com as mãos. Isso perante perigos, perante iminências de destruir algo que seja seu ou não.
A CURIOSIDADE é solta e deve ser saudável. Ela sabe que mesmo havendo limites ainda há pontos a serem ousados criteriosamente. As escolas deveriam se propor a garantir em sua grade curricular, a CURIOSIDADE, ou exigi-la na sua didática e metodologia, para toda e qualquer matéria. Os professores ainda não descobriram que instigar curiosidade na aprendizagem é a mola mestra para que haja interesse individual e em grupo, o que diminuem os problemas disciplinares.
O curioso não pode ser mal humorado. Ele gosta de brincadeiras. Mau humor é parede logo na frente do nariz. Ele então se diverte com suas aventuras curiosas. Ele é alegre e jovial. Quando a criança brinca, ela se desenvolve no que ela sabe fazer de melhor e mais completo. Descobre, experimenta, sente-se livre, faz o que gosta, sente que há paz no mundo.
OBSERVAÇÃO -
Pergunta-se aos professores qual deles incluiu CURIOSIDADE em sua programação anual, semestral, mensal ou semanal?
A mesma pergunta pode ser feita aos pais.

Outra característica forte da personalidade do sabedor é a IMAGINAÇÃO.
Amigos imaginários. Brincadeiras com enredo de filmes, livros, de vida. Soluções maravilhosas, surpreendentes. Um mundo cabendo num pensamento. Vitórias pessoais, sociais. Tudo ali bem perto, na própria cabeça. Para isso usam-se referencias do que se sabe, do que se quer saber e melhor, do que se pode inventar e mesmo se chegar lá.

Para ser um sabedor é necessário praticar.
A prática é a CRIATIVIDADE. Instigados a criar, a tendência é sair em busca de conhecimentos e possibilidades fora e dentro de si. A CRIATIVIDADE ultrapassa limitações. Mãos, mentes com todas as suas funções e coração com todo seu prazer atuam na criatividade. O mundo tem ido para frente, pela ousadia das pequenas e grandes criatividades. Das famosas que todos ficam sabendo, das anônimas e principalmente daquelas corriqueiras, do dia-a-dia, do fazer diferente e melhor. Tudo isso desde as brincadeiras do faz-de-conta, por toda vida até bem lá longe na mais plena maturidade.

A personalidade do sabedor é cheia de gosto pelo ASSOMBRO. Ele gosta de se espantar, de se maravilhar. Lida com experiências que se parecem com milagres ou maravilhas.

O amante do saber está sempre procurando por DESAFIOS do conhecimento, do uso intelectual para compreender, associar e criticar todo conhecimento.

O desafio chega a atingir sua capacidade de inventividade na UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, nas maneiras de usarem, fazerem e adaptarem coisas e situações aprendidas.

Vivendo essas características já citadas, há uma exigência para a personalidade do sabedor de ALTA ENERGIA. Isso lhe dá força e espontaneidade para estar atento sentindo sua aprendizagem e sabedorias vivas e vibrantes.
Apenas intelectualizado o sabedor pode se tornar uma espécie de máquina pensante. Pode até ser produtivo, mas máquina.

Surge um novo traço da pessoa do sabedor. A SENSIBILIDADE provocada como resposta a estímulos sensoriais. Sons, carinhos, tatos, visões, aromas são provocações eficazes para melhores e diferentes aprendizagens.
A pessoa provocada pelo saber desde sua infância sente-se estimulada a ser flexível entre o imaginário e o real, saber do que ambos tratam e do que ambos Têm de possibilidades e até onde se possibilitam melhores vivencias. A flexibilidade em ver, perceber, analisar, julgar e formar pensamento é característica para que se continue no caminho da sabedoria.

No caminho de quem usa sua inteligência, para conhecer, saber e viver é de certa forma imprescindível, em alguma escala ou quantidade, a presença do bom humor. Somente ele pode quebrar tensões bloqueadoras, diminuir frustrações, impulsionar a meta de continuar tentando e indo em frente, suportando erros, não desanima perante pequenos ou grandes empecilhos. É ponto de chegada do prazer da chegada a metas, das etapas vencidas para a trilha do conhecimento e do saber. O objetivo é ser feliz, bem sucedido no que se faz. Mas é preciso se reconhecer isso como tal.

Se ao final se pensa que quem é bom já nasce feito, se está apelando para o fatalismo, caminho inverso de quem quer percorrer. O sabedor se nascesse feito, se perderia no caminho. Seu maior gosto é, desde pequeno, “ir se fazendo ou ir se construindo”.

Pergunta-se novamente a professores de cursos infantis, ensino fundamental, básico, universitário se incluiram todos estas caracteristicas (ou pelo menos algumas) no desenvolvimento de seus programas curriculares e aos pais em atividades de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário