quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CURIOSIDADE EM TREINAMENTO

Na ultima postagem colocamos sobre características de um sabedor e de inicio falamos em curiosidade.
Como as aulas estão sendo dadas para uma troca entre quem tem que ensinar saberes com sabor e quem quer saber mesmo obrigatoriamente aprendendo.
Professores tendem a se sentirem atropelados por seus conteúdos programáticos, mas como este oferece tempo de sobra quando se trabalha em consonância pelo menos com a maioria de uma classe, poucos sabem.
Se ao inicio de uma aula há um despertar de curiosidade autêntica – não só do professor – dos alunos, esses corresponderão com atenção e onde esta estiver presente diminui a chance de aparecerem comportamentos indesejáveis.
Mas, como fazer isto em diferentes matérias, para diferentes cursos, diferentes idades, diferentes níveis e tantas outras diferenças? Vamos a alguns passos e alguns exemplos.
1- Disponibilidade do professor para despertar a curiosidade.

2- Levantar pontos de atualidades, de interesses, de atividades, jogos etc.
2.1 – a mídia oferece de vez em quando ou sempre informações sobre o mundo das ciências, políticos, geográficos, entretenimento e muitos outros que se não diretamente ligados, podem tambem ser referência. Procurar onde haja alguma correlação com sua matéria.
2.2 – Há revistas especializadas, e outros canais apropriados que oferecem conteúdos específicos. Saber usar e ensinar a saber como se utiliza internet estabelecendo critérios.
2.3 - Se alguém é professor de uma matéria deve saber como ela está progredindo no mundo. Atualizações específicas cada um deverá saber onde buscar.

3- Pesquisar direto com seus alunos. Oferecer um quadro do que sua matéria tratará e o que eles gostariam que fosse tratado de maneira mais prática e/ou criativa e/ou imaginativa e/ou informativa.

4- Programar tempo para cada aula ou a um determinado numero de aulas para discutir o tema o que se sabe, o que alguém pesquisou etc.

5- Oferecer atividades variadas para estes levantamentos.
5.1- Leitura de jornais, revistas e publicações atuais da mídia.
5.2- Troca de idéias mesmo que do tipo “já ouvi falar”.
5.3- Leitura de textos.

6- Propor atividades diferenciadas dinâmicas para este momento inicial de levantamento de curiosidades e interesses.
6.1- Cada dois ou grupo pequeno de alunos troca idéias sobre textos, programas, assuntos do livro, proposta de exercício.
6.2- Escolher apenas alguns para expor sua atividade.
6.3- Recolher por escrito o trabalho feito e atribuir alguma pontuação.
6.4- Informar que este tempo não extrapolará um tempo limite para que se possa dar andamento da matéria.

7. Este tipo de introdução levantando CURIOSIDADE é a tônica para garantir atenção de alunos e participantes de aulas, cursos, treinamentos e palestras. Não deve levar muito tempo, ele é introdutório.

8. Pode-se levantar a curiosidade e concentrar a atenção colocando-se brevemente o que será falado na matéria e sugerindo que prestem atenção, pois ao final cada aluno fará uma questão que depois poderão ser selecionadas para provas. Isto pode ser um trabalho individual ou grupal, mas obrigatório, com sanções ou prêmios.

CONCLUSÃO - A curiosidade deve ser alimentada durante toda a aula, com trocas de saberes, com lançamento de questão a ser respondida, como dar continuidade a um exemplo. Há muitas maneiras de se tentar ser curioso e promover a curiosidade.
Talvez a maior curiosidade seja descobrir como os alunos responderão a isto. Mas, não desanimar de antemão, tentar procurando chegar lá, são coisas de professor + sábio.
Desmistificando - Professores de matérias de exatas e universitários em geral dizem que para eles não são tão possíveis estratégias deste tipo. É só procurar, senão seu assunto estaria em desuso e fora das aprendizagens.

LISTA DIRETA PARA CUTUCAR E DESENVOLVER CURIOSIDADE E OFERECER UMA AULA QUE AGRADA A TODOS
1- Inicie a aula ou atividade com algo que não seja... bem , então...
2- Uma simples questão seria - o que fazem aqui e o que aprenderão com tal assunto
3- Lançar em lousa, por escrito, slide, uma frase ou qualquer outro meio uma curiosidade sobre a aula, quer de seu conteúdo, quer de sua estratégia.
SUGESTÕES - técnica do aviãozinho de papel, técnica da mala de viagem, técnica da elaboração de questão de provas, técnica do quadro vazado para ser completado durante a aula, colocação de um problema concreto que será desvendado através da aula, leitura de texto ou jornal, curto e atrativo etc... a inventar.
4- Criar duplas aleatórias (de preferência não com a escolha dos alunos) para acompanhar diferentes pontos da aula.
5- Levantar questões iniciais sobre o assunto e ao final da aula sortear três para ver se foram respondidas e se eram pertinentes.
6- Contar alguma coisa interessante, até biográfica de alguém curioso por natureza.
7- Sempre pensar em como o outro receberá sua estratégia. Coloque-se como alguém da sua platéia, assistência, com as características que possam apresentar e perceber como será esta recepção.
8- Não se alongue nestes momentos CURIOSOS, mas não os deixe de lado. Instigar a curiosidade, segura a atenção e em decorrência disciplina.
9- Entender o que é participação, interesse, entusiasmo e indisciplina. Colocar para os alunos ou participantes o que se espera deles para que tudo chegue aos objetivos propostos que é de aprendizagem, de saber com gosto.


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