domingo, 27 de fevereiro de 2011

TEMA 2 - DETERMINAÇÃO - INGRESSANDO NO MUNDO PROFISSIONAL



DETERMINAÇÃO não é aquela característica (infantil) de bater o pé e não arredá-lo quando se deseja alguma coisa.
Quem quer uma vida profissional, já passou desta fase. E a "teimosia" atual é para crescer no seu jeito de ser.
DETERMINAÇÃO é ter um propósito e ir em busca dele.
Também não significa atropelar todos os que estão no caminho para chegar aos seus objetivos.
DETERMINAÇÃO é ter um propósito viável à sua pessoa. Condizente com o que se é e com o que se pode melhorar ou crescer.
Não adianta ser determinado para realizar algo para a qual não se tem habilidade. Mas não adianta se analisar por baixo e desistir de seu propósito.
DETERMINAÇÃO é pela vontade de alcançar seus objetivos ir trabalhando sua própria pessoa. Melhorando conhecimentos, aperfeiçoando comportamentos específicos para sua empreitada, participando de maneira adequada para fazer seu know how.
Hoje em dia, ainda o fator competitividade é temido. Competitividade não é derrubar dez supostos concorrentes com uma bolada só de boliche. Não é ser bom em strike humano. Competitividade é ter arregimentado valores intelectuais, emocionais, humanos, éticos, profissionais, de aprendizagens diversas, de conhecimento do mundo específico e no geral. É ser alguem que possa pleitear um bom lugar dentro de seus propósitos, porque se faz a si mesmo. É ser determinado com suporte e valores, senão apenas se é mais um cheio de "boa vontade" (daquelas que o inferno está cheio).
Seu propósito é uma DETERMINAÇÃO, mas seu dia-a-dia em crescendo é o determinante do alcance de seus objetivos.
A imagem do tigre deve vir acompanhada de um trecho de texto de Sonia Amaral, jornalista e terapeuta rogeriana introdutora do CHI-KUN (treinamento de respiração segidora do TAO) no livro CHI-KUN - A RESPIRAÇÃO TAOÍSTA - EXERCÍCIOS PARA A MENTE E PARA O CORPO - Summus Editorial.
"Assim como o tigre, antes de se lançar à presa, se posta numa aparente imobilidade: no seu interior ele está pleno de concentração, atenção, força e objetividade, para atingir o seu alvo. Assim é o wu-wei (inércia na ação). Na aparente não-ação, há um mundo de movimentação, planejamento, expectativa e elaboração".
A DETERMINAÇÃO que se propõe a alguém frente a sua vida profissional é esta, do olhar do tigre frente a seus objetivos. Deve-se mirar, ter em vista e se preparar sempre, mesmo que não diretamente. 
NOTA IMPORTANTÍSSIMA - Desconsidere a palavra "presa", que faz parte do tigre, não do ser humano, nem a ter e nem ser uma .

Um comentário:

  1. Zaíra Leite da Silva29 de março de 2011 às 07:23

    Determinação! Palavra chave na conquista de si mesmo e dos seus objetivos.
    Sem determinação e conhecimento próprio, torna-se difícil perseverar e realizar os sonhos.
    Parabéns pelo texto apresentado.
    Zaíra

    ResponderExcluir