domingo, 8 de janeiro de 2012

ESCOLHA PROFISSIONAL É FEITA SEMPRE - parte 1- ESCOLHA PROFISSIONAL INDEPENDE DE IR BEM OU MAL EM ALGUMA MATÉRIA




Hoje dia 8 de janeiro ocorreu a segunda fase da FUVEST. Muito estão ainda naquela dúvida. será isso mesmo o que quero. Outros já estão pensando o que farão se passarem e outros, infelizmente a maioria tem a mente encaminhada para o que farão para continuar na busca atravessando esse novo ano.

Sempre é tempo para pensar e poder optar profissionalmente entre o que nos encanta, o que repelimos para levar "uma vida" - isso mesmo - profissão não é a vida, mas faz parte direta e indiretamente do seu todo pessoal.
No título falamos que escolha profissional independe de ir bem numa matéria, gostar ou não amar a mesma.
ASSUNTO A SER ANALISADO
Numa escola muito bem posicionada em ranking no Brasil inteiro há uma professora em área de exatas que trabalha assuntos de orientação profissional com os alunos do colegial.
Disse ela para seus alunos-orientando que deveriam escolher carreiras apenas dentro de matérias em que tivessem sido melhor sucedidos.
 Isso não é válido. Por que?
Cansamos de encontrar alunos que perante um teste sério de habilidade em matemática se descobriam com aptidão nessa  ciência e não só isso, pareciam despertar em interesse também em outras áreas em que a habilidade numérica é porta de entrada, de permanência e de futuro. Mas, totalmente desmotivados e numa avaliação péssima de si mesmos para qualquer reflexão que levasse adiante uma proposta nessas áreas.
O que se conclui.
Nessas atividades específicas muitos alunos descobrem que não gostavam ou das aulas como as tiveram, ou dos professores ou de seus métodos e quando recebem um resultado ótimo em questões de raciocínio para exatas dizem não ser possível ser dele, tal a falta de confiança adquirida através da vida escolar.
Na orientação profissional um mundo se abre perante seus olhos e infeliz e tardiamente no momento das escolhas profissionais. Muitos recuperam essa falha, mas outros permanecem na insegurança. Esses acontecimentos são passíveis, principalmente para as matérias de exatas e biológicas. Mas envolvem todos os conhecimentos.
Vamos pular para humanas, onde após anos e anos de professor preocupado em cumprir conteúdo, fazer avaliações e dar uma aula certa de que a Historia ou geografia não muda, se acrescenta com o tempo, mas pode não estar no currículo programado do ano. As aulas podem se transformar em soníferos ou desinteresse e ignorância total aos fatos. Historia, geografia caem em desgraça enquanto escolha. E pensar que com isso elas carregam profissões como economia, direito, sociologia, política e todas. Todas as ocupações profissionais estão no mundo que gira e vai para a frente.
De repente os alunos chegam aos cursinhos vestibulares e se encantam com as aulas de histórias, geografia, filosofia, biologia e etc.
Um professor de 2o. grau justificou certa vez que os professores de cursinho não têm as tarefas administrativas de correções, preenchimento de fichas, por isso podem encantar os alunos.
Diríamos que são professores que também devem preparar aulas, questões mesmo que não tenham cunho de notas, mas são avaliações para verificação de situação.
Concluindo essa parte perguntamos aos orientandos quais as matérias mais chatas, quais as mais interessantes e a base muitas vezes está num professor quase mecanizado e/ou incompetente.
Perguntando se eles têm, ou tiveram professores com background (conhecimentos adquiridos) e know how (saber como fazer o que tem que ser feito). Explicamos o que é isso e como isso fará parte da vida deles como pré e profissionais.
É muito interessante que muitas vezes eles conseguem citar um, apenas. Mas sabem exatamente explicar que é aquele que sabe conteúdo, que sabe transmitir que estimula e as aulas que parecem acabar logo de tão gostosas.


COMO DEIXAR O INTERESSE LIGADO PARA ESCOLHA PROFISSIONAL
AO ALUNO, ORIENTANDO OU QUALQUER INTERESSADO
1- A questão em relação a resultados particulares de matérias específicas deve ser avaliada. Talvez um primeiro professor não foi feliz em ensinar e você foi colecionando na sua bagagem, no seu background resultados de quem não sabia o básico para acrescentar novos conhecimentos. 
HISTORINHA REAL - Certa vez um orientando procurava por professor particular em química. Quando interrogada sobre o que tinha dificuldades respondeu qual era. O professor particular apenas disse que se era aquela a dificuldade então ela deveria estar zerada em seus conhecimentos já que era o básico para todo o resto. Não adiantava aula específica para um ponto da matéria, mas deveria ser revista toda a aprendizagem.


2- Faça um esforço e reavalie suas dificuldades nas matérias e tenha a coragem de fazer uma auto-recuperação de seu entendimento, compreensão e até pode alterar seu gosto por algumas. Isso vai lhe ajudar na sua aprendizagem total e lhe abrirá os olhos para um conhecimento nem tão difícil ou terrificante.


3- Caso você tenha pensado em carreira e desistido dela, pois acha que exige muita leitura e você não é fã disso saiba que em qualquer carreira você terá que LER para se atualizar. Pense também que ler sobre o que interessa e/ou seja necessário tem um aspecto diferente de ler por obrigação livros chatos. Mas em todo caso descubra SEMPRE o valor e o gosto por leituras, as mais diferenciadas. Isso lhe ajudará até em ortografias e gramáticas (que vêm embutidas nas leituras de forma agradável). Mais ainda e importantíssimo. Matemática é uma área verbal dentro dos raciocínios de inteligência geral. Se você não tem  domínio de leitura terá dificuldades para realizar qualquer tipo de problema.
Pode ser que sua dificuldade em produto escolar esteja na ausência do hábito de leitura.
HISTORINHA - Tivemos um orientando que dizia que odiava ler. Não queria nem saber que lhe indicassem qualquer tipo de leitura. Descobriu que sua área de interesse dizia respeito a tudo o que fosse ambiental, florestal. Começou lendo pelos seus interesses. A historinha só é válida quando alguns anos após esse trabalho o encontramos entusiasmadíssimo participando de um sebo de livros com várias escolhas para leitura. (Sebo solidário). 

4- Perceba assuntos que chamam sua atenção em noticiários, manchetes de jornal, conversas de amigos, conversas de mais velhos, filmes, livros, meios de comunicação. Perceba a que áreas de aprendizagem pertencem. Já encontramos péssimos alunos em resultado escolar para matérias de todos os tipos, mas que adoram assistir Discovery, National Geographic, Cultura e outros canais que se dedicam a vários tipos de conhecimentos, alguns dos que não t~em bom resultado escolar!

5- Acredite que muitos jovens acham que não têm interesse por nada sendo um caso perdido. Isso quando pais e professores, bem intencionados, mas sem senso não lhes enviam esses comentários negativos e que em vez de colocarem alguém a caminho, distribuem pedras de empecilhos, de desesperança e até de desespero, mas o jovem não sabe exatamente como sair dessa.
Uma saída é saber que se você levanta da cama já é algum interesse em fazer alguma coisa, mesmo que seja tão simples como viver.


4- Troque ideias com amigos e colegas. Em várias orientações individuais verificamos que essas conversas podem ser perigosas se alguém escolher o que o outro escolheu - Maria vai-com-as-outras. Mas há também aqueles que conseguem trocar ideias até se informando do que se anda pensando por aí.
Nesse caso não se desespere se o outro lhe parecer muito certo em sua escolha. Isso pode acontecer e em alguns casos podem levar anos para entrar em determinadas faculdades, como também podem ter escolhido a mais fácil, menos complicada.
Você é o dono exclusivo, sem sócio, do que decidirá fazer em seu futuro.
Esses são os primeiros passos que ajudarão na procura de uma profissão, mas tem outros e voltaremos com esses pequenos pitacos  sugestivos.



AOS PROFESSORES e também alunos


1- No inicio do ano letivo, ou melhor, um pouco antes, ocorrem os planejamentos. Que tal em qualquer série para áreas específicas dizerem O QUE É A SUA MATÉRIA e acrescentar cm dados do que ela já contribuiu para o desenvolvimento do mundo e mais, tente levar notícias de recém descobertas. Faça uma interação dinâmica entre a matéria e o mundo em que se vive.


2- Faça desde o inicio do ano uma programação para uma vez por mês ou mais frequente ter o dia das descobertas de conhecimentos. Peça aos alunos que encaminhem dúvidas mais amplas que os pontos de matérias, mas pertinentes. Cria-se como uma caixa de sugestões, solicitações etc. Melhor ainda se o aluno trouxer ideias trocar entre eles e sob a supervisão do professor. Com certeza todos sairão ganhando. Se for necessária a tal nota para que alguns mantenham o interesse coloque uma ou duas questões da prova com o que se passou nesse dia especial.
NOTA - esse tipo de aula/acontecimento NÃO É ATRASO de nada e ainda DESPERTA INTERESSE e provavelmente melhores notas, pois há melhore entendimentos.


3- De vez em quando faça uma avaliação diferente. Marque - ou pode até ser prova surpresa - uma rápida avaliação que será feita no final de uma aula. Nessa faça duas questões, uma de matéria dada anteriormente e outra da aula do dia. Pode valer até 1 ponto a mais na nota ou não valer nada e ninguém perde, mas também não ganha. O aluno é responsável pela sua aprendizagem e você - professor- dinamiza a aprendizagem, a aula e um relacionamento mais agradável de aulas e avaliações.


4- caso você seja destinado a orientação profissional e alunos saiba que essa área precisa de alguém especializado na área. Se você for assumir qualquer coisa no gênero, mesmo que informalmente prepare-se para isso. Há muitas leituras que podem lhe ajudar (mesmo nesse blog), mas diga que você apenas está trabalhando algo para ajudá-los a optar e que tudo depende dele aluno continuar em sua busca. NUNCA diga algo fechado no sentido "se você é isso ou fez isso ou qualquer outra coisa é melhor desistir".
No exemplo dado lá em cima da professora que disse que os alunos devem partir apenas para o que são melhor sucedidos em notas escolares um aluno quase desiste de uma profissão que realmente tinha tudo a ver com ele. Ao longo da vida temos visto muitas vezes isso acontecer, alguns desses alunos depois de estarem na faculdade resolvem interromper e partir para seus interesse e descobrem que suas notas nem sempre foram fieis a suas capacidades. Alguma dúvida sobre essa última parte?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


SEBO SOLIDÁRIO 7
logo Sebo Laranja.jpg


Irmão ou parente da MARIA DOBRADURA e da MARIA DESDOBRANDO PSICOLOGIA
No último sábado - o3/o9 realizamos a reunião do SEBO SOLIDÁRIO 7.
Foi muito agradável e quem quiser pode acompanhar o SEBO SOLIDÁRIO http://www.facebook.com/pages/Sebo-Solidário
A notícia alegre é que a MARIA DOBRADURA volta a fazer postagens com o grande movimento que acarreta a conclusão do SEBO SOLIDÁRIO que é a confecção de - pelo meno - 800 sacolinhas (com origamis) para crianças hospitalizadas ou de instituições carentes.
Acompanhem-nos na Maria Dobradura  e faça parte da curtição e/ou amigo do SEBO SOLIDÁRIO. Vá até lá!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ATIVANDO O FUTURO PROFISSIONAL- PALESTRA PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UNICAMP



No dia 14/06/2011, atendendo a convite do PET - grupo de alunos com trabalho diversificado - realizamos uma palestra para estudantes de 2o. a 5o. ano de Engenharia. 


ADENDO INFORMATIVO-

 PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
São objetivos deste Programa:
  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
MAIS INFORMAÇÕES ACESSAR
http://sigproj1.mec.gov.br/

Os alunos que comparecem  a uma palestra com cunho pessoal de vida e psicológico já demonstram ser diferenciados em interesses. Ao meio de um curso universitário, aumentando com o final vem a preocupação sobre as seleções para estágios e futuros profissionais. No convite, feito pela aluna Aline, a solicitação é para que falássemos sobre (segue trecho de seu e-mail) 
Como foi solicitado, estou lhe enviando as nossas expectativas em relação à sua palestra aos alunos de engenharia química da Unicamp.
Primeiramente, como tema principal o aconselhamento profissional e dicas de como se comportar em uma dinâmica de grupo ou em uma entrevista de emprego, os aspectos que podem levar um candidato a se sobressair, quais as ambições do mercado hoje, como um engenheiro químico deve se preparar quando deseja entrar no mercado de trabalho, que tipo de experiências são mais procuradas.
Além disso, esperamos também que seja abordado algo relacionado a como superar o 'não', como transformar as frustrações desencadeadas pela não conquista de um emprego em auto-conhecimento e análise crítica do desempenho.

Nossa resposta ao e-mail da Aline
... respondendo mais diretamente a vocês.

É possível falar sobre os comportamentos apresentados em dinâmica de grupo, mas não dar passos a serem seguidos como receitas. Isto pode mais criar problemas do que ajudar. Explicando melhor. A pessoa cria tal expectativa em ser algo no momento que deixa de ser quem é espontâneamente e isso é contra indicado sem necessitar de nenhum Ministerio pra alertar. Mas, contudo, podem-se criar comportamentos, atitudes e sabedorias necessárias para todo um processo seletivo de quem quer chegar lá em sua profissão.
Por isso minha palestra pretende ser interativa com a mente - o psíquico - e a participação de vocês para que consigam um plano de vida para estes momentos e todos os vindouros de vida profissional.
Quanto aos horríveis NÃOs. Há várias formas de se sofrer com ele, de se paralizar na vida e de transformá-los em SIM(s). Procuraremos chegar lá, mesmo que tenhamos que buscar nos baús mentais, nas experiências de vida individual e de outros, a capacidade para isso.


PLANO DA PALESTRA
1o. MOMENTO - Numa folha em que nos quatro cantos deixassem uma marca que fosse característica deles deveriam escrever conforme a solicitação oral a cada item
1- Quando pequenos, diziam querer ser quando "gente grande"...
2- Todas as profissões que já passaram de seu interesse...
3- Antecipação de futuro profissional - 
de acordo com alguns parâmetros colocados, que dessem origem á livre imaginação, como se vêem profissionalmente, na mesma data de hoje, mas daqui há dez anos.


2o. MOMENTO - Confecção dos aviões que os levaria ao futuro, com as mesmas folhas que traziam seus sonhos e realidade.
Voo dos aviões.


3o. MOMENTO - conexão em aeroporto onde se tem mais tópicos de conscientização de futuro profissional, através dos onze pontos de Bill Gates, numa palestra para formandos do qual foi paraninfo.


4o. MOMENTO - CHEGADA AO MOMENTO PRESENTE
- CURRÍCULO VERDADE
- DINÂMICA DE GRUPO - o que é, o que não temer.
- "NÃO"


Para cada um destes itens houve um destrinchamento dos conceitos.
Acrescentou-se um quadro com nove experiências pessoais de profissionais selecionados - apesar de restrições que seriam consideradas como barragem, - "estalos" profissionais de quem acrescentou algo á sua carreira, famosos que ouviram NÃO, mas seguiram em frente.


5o. MOMENTO - COMPORTAMENTOS NECESSÁRIOS EM DINÂMICA DE GRUPO E NA VIDA PROFISSIONAL

Estas fichas eles receberam em mãos e colocaram na coluna A - uma nota - de zero a dez - que se atribuíam ATUALMENTE e na coluna E - ESPERADA - a nota que gostariam de se atribuir no prazo de seis meses a um ano.

6o. MOMENTO - AUTO-AVALIAÇÃO (SINTÉTICA) FINAL E AVALIAÇÃO DO ENCONTRO.
Mediante uma folha impressa eles deveriam avaliar três etapas a seu respeito enquanto comportamentos a 
"serem jogados simbolicamente no lixo", comportamentos a serem mantidos ativos e comportamentos a serem adquiridos.

Todas as atividades dos alunos foram tabuladas e analisadas sendo devolvidas individualmente para cada um, que se reconheceria pelo símbolo criado no inicio em sua folha.
O total da palestra, avaliações, considerações sobre o grupo e a totalidade do trabalho foram encaminhados ao Professor Flávio Vasconcelos, responsável pelo trabalho do PET/Engenharia Química na UNICAMP que dará a continuidade do trabalho junto aos alunos.

NOTA 1- caso alguém queira mais detalhes entrar em contato com o blog MARIA DESDOBRANDO PSICOLOGIA.
NOTA 2 - aos que seguem os passos de orientação profissional os comportamentos listados são fonte de auto-reflexão.



domingo, 12 de junho de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - "ÀS VEZES O JOVEM CHEGA SEM ENTENDER O QUE ESTÃO DANDO PARA ELE"

Hoje, 16/05/2011, logo cedo deparei com essa colocação/título da postagem de Wanda Engels na FOLHA DE SÃO PAULO, página SABER.
A memória correu solta para o início dos anos 90- século passado, mas nem tão longe.
Percebendo que um diferencial para aprendizagem estimulante e agradável é saber o quê e porquê algo está ali presente nas aulas de quase todos os dias, aconselhamos professores do 1o. ano do ensino médio, para que na primeira aula explorassem além das definições de suas matérias como ela se evoluiu no mundo, na humanidade para alcançar status de "todos devemos saber".
Quem já não se perguntou, porque tenho que saber isto? E depois quando tem que exercer o jogo de cintura profissional, viu que nem tudo estava perdido naquela aprendizagem. Sendo sinceros: muita coisa fica longe de em qualquer época nos "alimentar" para a vida.
Mas, dizem ser mal necessário e concordamos. Sempre há passos para uma caminhada. 
Quando fizemos a sugestão era para que cada professor, já que havia escolhido tal profissão e conteúdo deveria ser, pelo menos um pouco, apaixonado pelo que deveria fazer. E nesta paixão que explicassem a evolução do assunto e, principalmente, o que anda acontecendo nos tempos atuais. Seria o elo entre ele e seus alunos através do que passaria a ensinar.
Surpresa é que nem todos os professores entenderam a proposta ou não tinham aquele entusiasmo pelo que estavam fazendo. 
Eles não sabiam que peixe vendiam, nem porque faziam isto e desconheciam qualquer proposta de "marketing" educacional (não se fala em números, mas em qualidade). E sequer sabiam o que aquelas fisionomias cansadas, sonolentas, bagunceiras, indisciplinadas, com algumas ligeiramente interessadas, estavam avaliando de sua aula no não aproveitamento e não sequência. Parecia não importar: cumpra-se o conteúdo programado!
Mas alguns professores fizeram daquilo uma questão de honra profissional. Sua platéia, seus assuntos e sua própria satisfação em dever, mas bem cumprido se viram em bem melhor situação.
Deve constar que muitos alunos encontram sua profissão pelo que percebe seu professor, seu entusiasmo e a aprendizagem que o fazem entender melhor o mundo.
Valendo uma avaliação, ou auto-avaliação para professores.
Por exemplo - Aproveitando um fato que foi falado - dado aulas em mídia de todos os tipos - o tsuname e terremotos no Japão. Todos viram, assistiram, sentiram e querem saber mais.
É bom adaptarem suas matérias para o melhor entendimento dos alunos. Neste exemplo, do Japão talvez possam dizer que português, comunicação, matemática não teriam muito a ver. Será? Falou-se muito em números, todos o meios de comunicação abordaram.
Este é um tipo de atividade ocasional realizada  - em sala de aula -quando acontecem grandes coisas boas e/ou ruins, mas podem ser criadas as oportunidades de aprendizagem conjunta. Alerte-se que nada ligando a feiras de ciências que, são válidas, mas sempre é mais dirigida a um próprio grupo em seu próprio tema, além de requerer mais recursos e aparatos. O caso aqui sugerido é sala de aula com coordenação que faça com que todos entendam a proposta, sem excessos, mas profundas.


Voltando ao exemplo.
FATO: (Terremoto e tsuname no Japão, Morte de Bin laden e verdadeiro Islã, Eleições, uma nova descoberta, etc.)

GRAU: – (de 1o.  A 3o. grau)
SÉRIE:

PROFESSOR
DISCIPLINA
CONTEÚDO ABORDADO
ESTRATÉGIA
OBSERVAÇÕES
DATA







































Pode ser ficha individual. Mas por que não coletiva? Poderia haver competição? Sim, mas acredita-se que uma competição saudável. Um problema em muitas escolas é a ausência a competição profissional (nunca entendida como provocação de concorrência). Alguns professores dão aulas da matéria para todas as classes de determinado curso. Ou há poucas variações. Nada melhor que uma competição em serviço para melhorar a qualidade do que se faz.
Releiam o título, hoje, na colocação de Wanda Engels, depois releia a postagem e veja que ela só quer fazer a educação transbordar em conhecimentos, estimulação, motivação, realidade e alcance de seus objetivos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

INGRESSANDO NO MUNDO PROFISSIONAL - TEMA 4- FUTURO PROFISSIONAL - ANGÚSTIA NA DINÂMICA DE GRUPO


Já escolhida a carreira, quase terminando a faculdade e vem a angústia.
Onde trabalhar? Passa-se nos testes? E a dinâmica,então? Tudo coroado por inseguranças e chateações.
O que assusta na dinâmica de grupo deveria mais ser em quem a realiza e sua competência. Em geral há bons profissionais da área, mas também alguns deixam a desejar.
O importante não é saber as técnicas e regras e o que se passa na cabeça dos avaliadores. E que tal ainda saber o que se busca de características pessoais nestes momentos? Pergunta a um psicólogo ou  outro selecionador de pessoal o que se deve fazer.
Nada disso é viável.
A viabilidade está em ser quem se é. Ninguém "se fabrica" de imediato, para uma tarde ou uma semana de avaliação.
Na seleção em geral como nas dinâmicas e entrevistas o que deve se pensar é no know-how, melhor na bagagem que se acumulou até então e na personalidade que se constrói, sempre.
Nem todos são líderes e nada pior se alguém força esta situação. A falta de naturalidade é logo reconhecida.
E também será que os tímidos não têm vez? O espírito de grupo que se deseja tem diferentes papéis a serem desempenhados pelas pessoas mais diversas.
Claro que muitos, a maioria fica nervosa, mas não é desculpa. E isto, em doses normais, é reconhecido e respeitado por quem avalia
Muitas publicações e até programas de televisão falam sobre características de profissionais mais exigidas por empresas. O que se pode fazer não é imitar, mas se reavaliar e agir sobre seus traços culturais, intelectuais, comportamento corporativo.
Uma sugestão. Atribua-se uma nota de zero a dez atualmente para as seguintes características. Em seguida ao lado atribua-se a nota que gostaria de tirar. Faça a comparação e veja no que pode estar mais tranquilo ou no que terá que sair correndo atrás.
ALGUNS ATRIBUTOS
- DESENVOLVIMENTO PESSOAL PROFISSIONAL (cursos principais e auxiliares realizados)
- LÍNGUAS - domínio de pelo menos uma além do português.
- PORTUGUÊS - boa expressão, boa gramática.
- OBSERVAÇÃO e PERCEPÇÃO - ato de enxergar e captar
- CURIOSIDADE - a vontade de aprender e saber mais
- CARACTERÍSTICAS INTELECTUAIS - saber no que tem mais capacidade e no que precisa maior desenvolvimento
- CULTURA - leituras de livros, revistas, filmes, teatros etc.
- CRIATIVIDADE - capacidade de enxergar, arriscar, produzir e ir além
- CONHECIMENTOS GERAIS E PARTICULARES - leitura de jornais e informações afins.
- ESPÍRITO DE GRUPO - participação, respeito, cooperação, atuação conjunta
- ÉTICA - estar ao par da ética de sua profissão e da sociedade em geral
- ATITUDES DE RESPEITO - vai das boas maneiras habituais ao sentido mais profundo de respeito humano
- CIDADANIA - respeito à sociedade em que vive e como poderá, com seu trabalho, lhe proporcionar o melhor



ATRIBUTOS
NOTA ATUAL
NOTA PRETENDIDA
PROPOSTAS PESSOAIS
DESENVOLVIMENTO PESSOAL



LÍNGUAS



PORTUGUES



OBSERVAÇÃO-PERCEPÇÃO



CURIOSIDADE



CARACTERÍSTICAS INTELECTUAIS



CULTURA



CRIATIVIDADE



CONHECIMENTOS DE ATUALIDADES



ESPÍRITO DE GRUPO



ATITURDES DE RESPEITO



ÉTICA



CIDADANIA




  
Claro que ninguém é DEZ em todas as características e nem pretender tanto. Mas no que precisa ser estimulado não faça cerimônia e nem economia de esforços. 
E depois deste auto-esforço pessoal, profissional e vivencial não há nada o que temer. Nem mesmo à Dinâmica de Grupo.


Caso queira alguma explicação entre em contato pelo e-mail http://www.mluciapedroso@globo.com 

terça-feira, 5 de abril de 2011

INGRESSANDO NO MUNDO PROFISSIONAL - TEMA 3 - SENSO CRÍTICO

Quando falamos em ingresso no mundo profissional pensamos que muitas habilidades necessárias nesta expressão de vida tenham sido aprendidas, estimuladas em algum canto do passado. Evidente que muitas habilidades serão encontradas e treinadas no próprio trabalho, no presente. O tal do treinamento em serviço faz sua parte também. Mas para garantir o futuro profissional essa bagagem não pode se abster de senso crítico que levará sempre a maior aprimoramento de atitudes para seu próprio desenvolvimento e da atividade que exerce.
Diretamente não há ensino de SENSO CRÍTICO. Mas uma série de aprendizagem e atitudes levam a isto.
Achando não ter aprendido, ou se tem certeza que está pouco desenvolvido é tratar, urgentemente, de saber o que é isso e se colocar à obra. Não adianta só mãos à obra, precisa se ir inteiro.
O senso crítico poderia ser melhor desenvolvido nas escolas, mas ainda bem que é algo possível de ser feito por si próprio.
Para saber o que desenvolver para si mesmo podemos destacar a definição de senso crítico de David Carraher.
"Um pensador crítico tende a demonstrar as seguintes  características gerais:
- uma atitude de constante curiosidade intelectual e questionamento
- a habilidade de pensar logicamente
- a habilidade de perceber a estrutura de argumentos em linguagem natural
- a perspicácia, isto é, a tendência a perceber além do que é dito explicitamente, descobrindo as idéias subentendidas e subajacentes
- consciência pragmática, um reconhecimento e apreciação dos usos práticos da linguagem como meio de realizar objetivos e influir nos outros
- uma distinção entre questões de fato, valor e questões conceituais
- a habilidade de penetrar até o cerne de um debate, avaliando a coerência de posições e levantando questões que possam esclarecer a problemática.
O pensamento crítico é uma das situações que mais se pode dizer que se insere na pessoa. A pessoa vai adaptando à sua personalidade.
Não se fala em moralismos, controles, mas em curiosidade, perspicácia, pragmatismo, habilidades de ir alem. Isso não se fabrica para o momento. Isto vai se inserindo como pessoa.
Tornar-se crítico, não é ser o rei dos comentários, mas de exercer dentro de si mesmo um processo crítico de crescimento, valores adquações, ousadias e criatividade. E conseguir isto inclui o que se é e um treino para o que se quer ou deve ser.
Quando costumamos "engolir" tudo o que nos falam, sem uma referência de pensamento lógico, não temos nosso senso crítico funcionando.
David Carraher num de seus exemplos fala do garoto-propaganda Pelé aconselhando que se tome a vitamina Vitasay. Pergunta-se se além de atleta Pelé é médico. E compra-se um remédio porque se admira o Pelé, mesmo sabendo que ele nada deva saber sobre bioquímica e outras necessidades farmacêuticas.
Numa experiência própria. Na compra de uma chaleira inox a vendedora e dona da loja para dar mais valor ao produto insistia que aquela peça era feita com inox 18. De tanto ela falar no tal inox 18 resolvi perguntar o que significava o inox 18 para tanto entusiasmo propagandista.  
-E o que é inox 18?
E a resposta:
- Sabe que eu não sei! mas falaram que o inox 18 é especial.
- Está bom. Você vende uma coisa que não sabe o que é e eu compro impressionada com o que você não sabe, mas fica toda importante falando. - rimos as duas.
Resultado - comprei a chaleira, pois era a que tinha lá e jamais eu reconheceria o inox de zero a 20, se é que existe, em qualquer lugar ou peça.
Numa análise da situação da panela, pergunta-se pelo espírito crítico.
- O que estava sendo afirmado oferecia qual idéia? 
De um produto de alta qualidade.
- O que apoiava a idéia?
A peça comum de inox.
- O que se via davam peso à idéia? 
Não dizia nada mais do que se poderia saber.
- O vendedor caracterizava bem o produto? 
Não sabia fazer isto e não sabia porque fazia isto.
- Quais as questões envolvidas? 
Mais de valor de venda do que dos conceitos do produto.
- Questionamentos?
Foi feito e chegou-se à conclusão de que se precisava da chaleira. Mas poderia ser pesquisado o que eram diferentes inox, diferentes produtos, buscar opiniões.
Para uma simples chaleira cuja função é apenas (nada desimportante) ferver água para o café, isto não teve maior significado, mas para assuntos de estudos e profissionais é da maior importância ir atrás desenvolver sua perspicácia ou percepção elaborada, estabelecer praticidades frente ao que se estuda ou se trabalha, habilitar-se para entender, ser coerente e levantando questões. Ah! E ir atrás de esclarecer as dúvidas.

COMO SE PERCEBE O DESENVOLVIMENTO 
DO SENSO CRÍTICO?
Quando fazíamos levantamentos de nível e características intelectuais alguma situações quase poderiam ser generalizadas. Não foram colocadas em pesquisa, mas deveriam ter sido.
Para crianças, adolescentes e adultos com bom desenvolvimento do potencial (sempre pode crescer mais) de compreensão encontravam-se, muitas vezes, pessoas a quem se propiciou ou conseguiram por conta própria resolver questões, principamente de vida prática.
Quando o potencial para percepção e formação de conceitos estavam bem desenvolvidos, em geral estas crianças, adolescentes e adultos tinham contato com jogos tipo quebra-cabeça, de atenção, como também podiam entre eles quem tivesse um hobby ou trabalho manual.
Agora quando se encontrava alto potencial de crítica, de associar para poder analisar e avaliar, na maioria das vezes podia-se perguntar. - Você lê bastante? E em geral a resposta era sim entusiasmado e etc.
Algumas coisas que podem ser feitas.
Na vida prática desenvolvendo esse potencial para senso crítico. Sobre um fato ou estudo que lhe interesse, pesquise, leia, se informe por diferentes meios. Por exemplo num fato ocorrido que chama sua atenção leia jornais, assista programas televisivos, busque na Internet, leia revistas semanais especializadas. Nessa busca maior de informações suas associações críticas terão maior embasamento.
Leia um livro e assista ao filme gerado por ele. Verifique as semelhanças, diferenças. Um filme específico de alguns anos atrás TOMATES VERDES FRITOS (sucesso de bilheteria e apresentações) o seu livro era infinitamente mais completo, melhor, inclusive dando um aspecto pra um personagem, que no filme causava dúvidas.
Hoje em dia, não se deve ler apenas e especificamente sobre o seu assunto. Muitos obras de ficção, livros de comportamentos descobertos, como recentemente a importância do acaso entre outras coisas e até livros infanto-juvenis podem e devem complementar a formação de senso crítico em qualquer idade e sempre.
Para encerrar como dizia Pestallozzi há algumas centenas de anos atrás:
"O saber se faz de saber cabeça (intelectual), saber coração (entender) e saber mãos (saber fazer)."
Completaríamos MÃOS À OBRA para fazer valer o SENSO CRÍTICO de cada um.
- Escola, universidades e família, claro, AJUDEM!
- Professor. Dê uma aula tendo como técnica o destaque ao senso crítico. Ajudará a você e seus alunos.

Atividade - Destaque as palavras significativas para senso crítico do clipart lá em cima. E se analise!