terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - AVIÃOZINHO DE PAPEL - EXPERIÊNCIA DE VILMA FIDALGO DEL RY -

Oi, Lúcia.

Segue o relato da experiência com aviõezinhos.
Aproveitando sua sugestão no curso que você deu na Paulus, procurei adaptar à minha realidade daquele ano (Que ano, mesmo?)
Fiz a proposta da leitura de uma obra literária (não me recordo qual) e solicitei aos 40 alunos, do 2º ano do Ensino Médio que, durante aquele mês, fossem construindo questões bem inteligentes, referentes ao conteúdo da obra, que poderiam abranger enredo, aspectos filosóficos, psicológicos ou artísticos, contexto histórico, características de época etc, de forma bem criativa. Durante esse tempo, retomava a proposta.


Poucos dias antes da "avaliação" da leitura, pedi que selecionassem, dentre as questões construídas, as quatro que considerassem melhores (mais inteligentes) e numerando-as, escrevessem-nas numa folha de sulfite (A4) em que constaria o nome do aluno.


Na data indicada, pedi a alguém que soubesse fazer um aviãozinho, que usando a própria folha de suas perguntas, fosse à frente, para orientar a turma nesta atividade. Todos se espantaram ao saberem que usariam para tal finalidade a folha de perguntas.


Feito o avião,
1- ao mesmo tempo, como você fez na Paulus, cada um lançaria seu avião o mais distante possível. Foi lindo!


2- cada aluno deveria apanhar o avião mais próximo e juntar-se a um colega, munindo-se de uma terceira folha, em branco.


3- sobre cada uma das folhas/avião seriam colocadas, respectivamente, as letras A e B. Na folha em branco, a letra C, e os nomes dos componentes da nova dupla.


4- assim, cada dupla ficou com 8 questões, das quais escolheriam quatro, para responderem na folha C, indicando o nº da questão escolhida e a página da mesma. Ex: 1A, 3A, 3B, 4B.


5- as três folhas seriam grampeadas e seriam consideradas na avaliação a qualidade das repostas e também das questões criadas pelos autores das folhas-avião, indicando-se valor e soma dos mesmos.
Ler e avaliar tudo foi uma loucura, mas valeu a pena, mesmo!
Foi uma atividade inédita para eles e para mim.

Lúcia, coloquei tudo em detalhes, mas não sei se ficou claro e se são necessários tais pormenores para o seu blog.
Se achar que compliquei muito, avise, e tentarei relatar de outro modo. O.K.?
Bjs.
Vilma


Comentário da MARIA DESDOBRANDO PSICOLOGIA - Valeu muito saber que num momento diferente, com adolescentes, assunto sério e SEM MEDO DE SER FELIZ, um professor pode fazer a diferença!
O que o blog sugere é que cada um se descubra - uma coisa que a Vilma faz CONSTANTEMENTE -, agora com outras atividades de treinamentos em educação, onde entram  até construções de aprendizagem para educadores utilizando-se de mitologia, filosofia, psicologia etc. Acompanho seu trabalho e é algo sempre crescente.
Para os leitores do blog - aproveitem e criem. Se possivel nos comuniquem, valem as trocas como esta de Vilma Fidalgo del Ry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário