terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TGREINAMENTOS - SUGESTÕES DE DINAMISMO EM AULAS EXPOSITIVAS 1a e 2a partes


DINAMISMO EM AULA EXPOSITIVA E GRUPOS FORMADOS COM RAPIDEZ
Este tema não deve ser lido por professores que costumam "formar grupos de classe" enquanto vão fazer outra coisa como corrigir provas que às vezes nem daquela classe são, descansar da jornada carregada de aulas que tem. Não. Para estes professores o tema tem contra-indicação, pois podem causar problemas de consciência. Tomara!
Quando se formam grupos de classe é para participação total de professor e alunos em maior aprendizagem, maior rendimento (de todos, professor incluso) e melhor disciplina.
A boa dinâmica de aula e de grupo favorece a disciplina, mesmo que se possa pensar em agitação, mas não confundir isto com dinamismo. Ao inves de chamarmos de dinâmica de grupo, acabamos de mudar o nome para DINAMISMO DE GRUPO TOTAL OU DE SUBGRUPOS EM AULA.
Por que a dinâmica de grupo? Simplesmente para ter uma aula movimentada e alunos felizes? Claro que não! Isto pode ser um dos motivos e/ou consequencias, mas há mais que um objetivo uma aprendizagem ética de vida e para toda a vida. A escola é um local de aprendizagem desde que se entra pela porta ou portão a dentro. Ela deve favorecer a aprendizagem do comportamento ético individual para que este possa, também, ser coletivo. Ela tem que favorecer a aprendizagem de valores e estes não são apenas individuais, são mais amplos e na escola tambem se treina para vida profissional futura.
Aqui é só um lembrete para que não esquecer que dinamismo prevê a presença de valores. Mas este assunto valores na escola será postado numa próxima vez.
Em algumas postagens anteriores foi colocada a necessidade de se iniciar a aula com algo que faça - com interesse - que os participantes comecem a sintonizar o momento e possam preparar a mente para esta abertura. Muitos pensam em relaxamentos zen que de vez em quando funcionam, mas podem chamar o sono que virá à cavalo. Mas há várias outras situações que já citamos, como aviões, malas de viagem, origamis, resolver um problema de atualidade etc. Após isto pode-se ir para a aula propriamente dita.
Mas diante de desculpas como:
1- HOJE A AULA NÃO TEM COMO NÃO SER EXPOSITIVA

1.1. Tem, sim. Uma sugestão é agrupar aos alunos para durante as explicações levantarem questões a serem feitas para melhor detalhamento, ou irem preenchendo alguns itens que o professor distribui numa FOLHA ROTEIRO.
Deixa-se 5 minutos ao final da aula para que os alunos troquem idéias sobre o que responderam e apresentem uma sugestão e/ou apreciação e/ou correlações com o mundo que vive no dia a dia. Independente da matéria, isto tem um efeito de atenção e de aprendizagem reforçada.



1.2. Para aulas em que se pode ter algo mais esquemático (tabelas, esquemas, quadros) sugere-se a esta estratégia de TABELA VAZADA ou TABELA "FURADA". O professor (veja que pode dar um pouco mais de trabalho, mas será recompensado por utilizar várias vezes, várias turmas e adaptar a partir de algo já concreto) deverá fornecer no inicio da aula uma tabela impressa ou afixá-la ou ainda a colocando em quadro, na lousa, (se for assim, dê um tempo para que copiem - cópia, aliás pode sim ser, um ponto de aprendizado-.
O quadro trará informações sobre o assunto daquela e até de mais aulas correlatas ao mesmo. Durante a aula conforme a exposição do professor, os alunos vão preenchendo suas tabelas individuais. Somos a favor do aluno aprender a ir atrás e não ter tudo mastigadamente resolvido e caso eles se percam, que procurem "se" retomar durante o processo. Já não se usa a expressão "tomar o bonde andando", por que eles não existem mais. agora "tomar o metrô andando" é muito mais dificil. Perde-se o embarque e se atrasa na vida.
Ao final daquele dia de aula ou do assunto o professor dá tempo (se tiver) para que em grupos (cada um com sua anotação-IMPORTANTE) completem seus quadros com sua proprias letras e entregam ao professor que avaliará o registro a ser devolvido depois para os alunos como uma forma de assistir aula, fazer esquema e registros sintetizados para estudo.
No esquema INCOMPLETO de tabela do exemplo, os quadrinhos sem nada escrito é que são preenchidos pelos alunos, melhor DURANTE ou senão LOGO APÓS a aula. Pede-se que se perderem o fio da meada, prestem a atenção e depois poderão voltar aos "buracos" deixados. Esta aula foi dada em 2009 na matéria Ciencias dos Alimentos na faculdade de farmácia da UNIFESP. Mas é possível em aulas das mais diferentes matérias dentro da 2a. fase do 1o. grau e 2o. grau. Uma aula de historia, biologia, geografia, línguas, podem perfeitamente se utilizarem tambem de TABELAS VAZADAS ou FURADAS.
Nota-

Um tema que, tambem, logo será abordado é do professor, com suas caracteristicas próprias de personalidade, mas esperto para lidar com sala de aula. O que é um professor com jogo de cintura, adequado ao tempo de aula e aos tempos modernos, com sabedoria exposta. Um santo? Não, mas muito menos um mártir.
SEGUNDA PARTE DE SUGESTÕES DE DINAMISMO EM AULAS EXPOSITIVAS
MAIS AULAS EXPOSITIVAS DINÂMICAS
1.3.- O professor informa que farão uma AVALIAÇÃO DIFERENTE ao final da aula e dá andamento a esta. No final faz uma avalição surpresa com duas questões. Uma questão da aula do dia e outra de outra aula qualquer já passada. Esta provinha pode receber um valor x que será acrescentado na média, caso o aluno deseje. Vamos entender. A avaliação vale 2 pontos. Quem tirou os dois pontos pode ter acrescentado 1 ou 1/2 ponto à sua média. Depende do que o professor combina com eles. Quem acertou uma questão pode ter 1/2 ponto acrescentado e quem não acertou nada não perde, mas não ganha. Isto com certeza é instrutivo e não ameaçador. Já foi experimentado com alunos de colegial.
Pode haver uma chiadeira, protestos, mas têm que confiar que o professor não é alguem tripudiador, apenas é alguem que quer ver um aluno estimulado e esperto no sentido positivo da palavra. É uma avaliação é individual. Após a entrega para os professores sempre é bom uma conversa com todos sobre o que acharam, se foi fácil, se foi dificil e no que acham que eles precisam melhorar a respeito de avaliação.
Todas as técnicas de DINAMISMO DE AULA são possíveis de serem adaptadas As aqui citadas incluem atividades realizadas com alunos de 2a. fase de 1o. grau, 2o. grau e foram realizadas tambem com alunos universitários. E quem impede que sejam realizadas com o s pequenos tambem? Claro que não do curso infantil!

1.4. Apresentação de aula COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E VISUAL EM LOUSA OU QUADRO.
Se o professor tiver mais de uma aula dentro de um tema, ou mesmo que sejam temas diferentes ele pode colocar margens em cada lado da lousa. Estimando para cada margem 1/8 ou1/4 da largura da lousa e para a parte central a metade ou 3/4 (não precisa medir, basta aproximar, mas a parte central ganhar um pouco mais de espaço).
Na margem da esquerda para quem vê o quadro o professor coloca em cima o data, título/assunto da última aula e solicita para um ou alguns alunos virem colocar brevemente alguns itens sobre do que se tratou a tal aula passada. Levar mínimo possivel de tempo para isto e apenas citações sem intervenções. O professor, então na margem direita coloca o título/assunto de sua próxima aula, não a do dia, e breves itens do que será tratado.



Na parte central, o professor coloca o tema/assunto (aqui e agora) do dia (preferencialmente encadeado com o dia anterior e/ou o posterior) e ali ele fará anotações, ou afixará durante a explanação de sua aula. Cinco minutos antes do término da mesma ele avisa que apagará a lousa e pede que um ou alguns alunos coloquem ítens (cumulativos) do que foi tratado na aula naquele espaço central.



Este processo propicia um encadeamento de aprendizagens, um esquema de memorização, de atenção e de síntese. Sem contar que é um registro para estudos, também.
Com certeza mais assuntos correlatos virão em breve.

Postado originalmente por Maria Dobradura, Fevereiro 08 e 09, 2010

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