terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - LANÇAMENTOS DE DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA AULAS EXPOSITIVAS

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

LANÇAMENTO DE DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA AULAS EXPOSITIVAS

Entenda-se que DESAFIOS devem ser lançados constantemente para que não seja apenas em Dia de Olimpíadas de Ciências, de Matemática, de Historia e outras efemérides em que estas situações possam ocorrer. Não há necessidade de parafernálias para se conseguir o que se propõe como necessidades da aprendizagem e de uma boa aula interessante. Aos desafios:


1- Um professor ao iniciar sua aula pode lançar uma QUESTÃO PRÉ-AULA que será resolvida ou respondida, ao final da mesma. Aconselha-se anotações e ao final pode deixar que resolvam ou respondam em grupo para que seja mais enriquecedor. Avise que o tempo não é muito 5/8 minutos e dará para fazerem uma boa conclusão. Alguns exporão suas resoluções.

2- Um professor pode colocar vários DESAFIOS PÓS-AULA num determinado lugar para que os alunos escolham (um ou mais) e tragam resolvidos na próxima aula. Nesta ocasião sorteiam-se um número viável pelo tempo e terão que explicar como chegaram às resoluções. Se reclamarem nota ou coisa no gênero, podem justificar que os conhecimentos adquiridos são o melhor pagamento, ou generosamente se oferece 0,2 a 0,5 ponto a quem se interessou em fazer e apresenta um registro pessoal.
Não revelar esta intenção anteriormente e se utilizar novamente esta estratégia mude o esquema de recompensa, pode até ser bala/doce.

3- DIA DO INVESTIMENTO DE ESTUDOS – Os próprios alunos num determinado dia criarão e/ou trarão EXERCÍCIOS DESAFIANTES para serem colocados à disposição de toda a classe por um período de tempo. Ocasionalmente (com certa freqüência) o professor poderá inclui-los nas aulas ou resolve-los conjuntamente com a classe. Preparar questões é uma forma de aprendizagem crítica.

Postado por Maria Dobradura às Quarta-feira, Fevereiro 10, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário