terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - TEMA 4 - CONCENTRAÇÃO EM AULA É RECIPROCIDADE -

Tema inicialmente postado pelo blog MARIA DOBRADURA em 20 de janeiro de 2010. Agora com algumas pequenas reformulações

CONCENTRAÇÃO EM AULA É RECIPROCIDADE

Um problema em sala de aula. É a concentração dos alunos.
Certo. Mas concentração é consequência da motivação, consequência da vontade, consequência da predisposição para a ação... que deve vir da concentração do professor?

Muito se fala em alunos concentrados ou não. Muito da indisciplina em aula vem da falta de concentração, muito da falta de concentração vem da falta de motivação e claro da falta de estimulação. Nada está levando a algo digno de ser vivido com entusiasmo, nem mesmo com boa vontade.

Com certeza o que pode motivar um aluno deve antes ter motivado o professor.
Isto lembra uma historinha chinesa. Elas são ótimas para reflexão, conscientização e se tiverem o dom de empurrão, funcionam com garantia.


APÓLOGO CHINÊS DA ESCADA
-Aquilo deve ser uma escada.
-É.
-Vamos experimentar para onde vai?
- Não. Nunca tirei os pés do chão em toda a minha vida.


Quantas vezes não há estratégias diferentes de trabalho porque não se percebe a escada. Depois ainda se fala, passamos tantas vezes por aqui e não tinha ou nunca vi esta escada!

Se a cada aula ou treinamento inicial as propostas para os educadores, treinadores e treinandos, fosse uma escada diferente a subir... maravilha!

Com certeza, muitos deixariam de dizer: - Outra vez as mesmas coisas, as mesmas baboseiras, as mesmas basbaquices.

E lá vai mais uma historinha chinesa ou zen
XÍCARA DE CHÁ
Nan-in, um mestre chinês, recebeu um professor de universidade que veio indagar a respeito do Zen. Nan-in serviu chá. Encheu a xícara do visitante e continuou derramando.

O professor observou a enchente até que não pode mais se conter.
- Mestre! Ela já está cheia. Não cabe mais nada!
- Como esta xícara, você está cheio de opiniões e especulações. Como posso lhe mostrar o Zen a menos que você esvazie a sua mente? - disse Nan-in.


Esta historinha nos faz lembrar se a cada novo planejamento ou treinamento, seja em que área for, não estamos com as cabeças cheias de certezas, de verdades, mas não damos espaço para novas aquisições. O mundo está girando a uma velocidade mais que incrível ajudado pelo meios de comunicação e com certeza o treino ou planejamento anterior terá que ser acrescido de situações, novidades, invenções, participações.
Ocorrências mundiais e locais devem ser incluídas nos planos de aulas de qualquer matéria e de treinamentos


Seguem duas estratégias que podem servir em salas de aulas (já foram bem realizadas e bem sucedidas)


1a. ESTRATÉGIA - DINÂMICA DE AULA (CURSO, TREINAMENTO)
Algo aconteceu e está afetando ao mundo inteiro. Por exemplo a tragédia do Haiti ou mesmo a de Angra (janeiro de 2010), mas sempre estão ocorrendo situações novas.

Dividir a classe em grupos, não pelas panelinhas pré-formadas(em breve falaremos em formação de grupos). Sugerir quem gostaria de poder atuar de alguma forma para que haja soluções frente o acontecido. Identificar áreas de intervenção como reconstrução da saúde, das moradias, auxílio perante perdas humanas ou materiais, controle de necessidades econômicas etc. Os participantes (este trabalho já foi realizado com alunos desde 7a. e 8a. séries e universitários) se incluem em grupos de áreas que lhes dizem mais respeito. (Isto é um bom treino para orientação profissional).

Com o auxilio do coordenador ou professor e com base na aprendizagem em questão se criam planos que possam fazer com que se aprenda, reflita-se sobre acontecimentos e se proponha uma intervenção (ação pessoal). Mesmo que seja para efeito aprendizagem e treino, em algum lugar isto tem que ser feito e os habitantes do mundo futuro começarão a ter uma visão mais focalizada e... aprendido desde a escola.


2a. ESTRATÉGIA - JORNAL DO DIA - Pede-se aos alunos de qualquer disciplina, ou aos professores e participantes de reuniões e treinamentos, que tragam o jornal do dia. Pode ser qual for, mas do dia. Jornais de ontem são para embrulhar lixo, forrar chão etc. Jornais do dia saem já pela madrugada. Jornais mesmo, não impressos de internet (um jornal é mais completo e ele e internet são parceiros). É bom que alguns jornais sejam trazidos por quem organiza a atividade, sempre há quem esqueça.

Cada um dá uma lida geral por manchetes e títulos de pequenos artigos e verifica o que lhe interessa mais. Pode eleger dois ou três assuntos. Agrupam-se por temas no quadro e se formam grupos de participantes em função dos temas. A partir disto se conhecerá melhor sobre os mesmos, serão aprofundados e pesquisados e depois avaliados e feitas conclusões com o que se estudou e trabalhou.


Professores de Matemática e outras áreas, dirão que para eles estas estratégias são difíceis ou impossíveis, mas o que mais vemos são noticias acompanhadas de números. Números podem ser interpretados, talvez até propostos para serem reajustados. Outras matérias tambem não tem desculpas. Física tem tudo a ver. História, Geografia, Sociologia, Filosofia!!! Pelo menos de vez em quando uma atitude destas em inicio de trabalho ou durante os mesmos fazem efeito e chegamos em outra historinha chinesa.


- Mestre, existe uma palavra capaz de dizer o que pode haver de melhor entre duas ou mais pessoas?

E Confúcio respondeu:

- Se houver, esta palavra será RECIPROCIDADE.

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