terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - SUCESSO ABSOLUTO NA EDUCAÇÃO - AVIÃOZINHO DE PAPEL -

Na "mudança de casa ou de blog" descobrimos pela estatística que este é um dos itens mais observados.
Como temos que continuar arrumando as casas e colocr outros projetos/posts nos dois blogs, vamos deixar um tempinho maior este assunto, acrescido da rica colaboração da Vilma Fidalgo Del Ry, uma das mais excelentes professoras de literatura que já conhecemos.

sábado, 16 de janeiro de 2010



AVIÃOZINHO DE PAPEL - SUCESSO NA EDUCAÇÃO

Conhecer alunos e participantes de uma aprendizagem ou treinamento é tarefa contínua. Mas, alem disso, é necessário que todos participem.
Tem pessoas que precisam de uma campainha, um sino, uma batida até de sapato (com certeza já vimos isto!) para achar que outros entrarão no esquema de trabalho. Poucos, pouquissimos permanecem atentos e participativos destas formas chamativas. Mas como ter pelo menos uma grande parte dos músicos da orquestra sob determinado controle? Controle não é palavrão, mas a medida saudável para que não se percam em distrações excessivas e na frequente ausência de disciplina. Não significa rédeas apertadas. Há várias técnicas que podem atrair o pessoal num consenso.
Vamos iniciar uma das estratégias de bom funcionamento de uma aula ou treinamento com um avião. Inclusive é interessante que quem ensinará um ótimo modelo será o professor ou condutor da atividade e não um aluno querendo dispersar a classe.
O modelo está acima. O tamanho 29,5X21 cm (folha A4) é ótimo, assim como a metade dele também dá um bom aviãzinho. Só por curiosidade citamos no final da postagem um tanto de lugares em que isto foi feito e com SUCESSO!



PROCEDIMENTO
1- Há um tema para a aula ou curso.

2- Lembrar a todos qual o tema do dia. Se necessário dar uma definição muito rápida e geral do assunto. O professor alerta que ao iniciarmos um processo seja até de uma aula não sabemos bem como aquilo será. Lembre que existem companhias de turismo que costumam fazer turismo de voo cego. Isto é as pessoas viajam apenas sabendo que deverão levar roupas para determinado tipo de clima. É a expectativa de algo que não se sabe, então tomarão um avião para chegar em algum lugar. Poderão dizer que sabem o que é uma aula, avisem que cada vez pode (e deve) ser diferente.



3- Cada um de posse de uma folha de papel escreve o que pretende saber, conhecer, esclarecer com aquele tema da aula ou treinamento em questão. Não é necessário assinar. Vai depender do todo programado.



4- O professor ou quem coordena a situação também tem uma folha de papel e com os participantes vai construindo o avião.



5- Com os aviões prontos as pessoas de posicionam nas laterais da sala e conta-se até três para que todos joguem seus aviões para outro extremo. Isso dá uma visão espetacular e animada doa aviões. Não se preocupem com a disciplina. AVISE QUE ESTA É UMA ETAPA DO TRABALHO E QUE SE A DISPERSÃO FOR EXAGERADA É IMPOSSÍVEL SE TRABALHAR DE FORMA MAIS AGRADÁVEL.



6- Cada um pega o avião que caiu mais próximo de si e ao comando de voz faz-se outra revoada. Não mais do que três vezes. Pode ajudar, o último lançamento dos aviões deve se dirigir para a frente da sala ou determinado local para que não haja a tentação de ficar voando junto com os aviões.



7- Todos acomodados, o professor ou instrutor pega três ou mais aviões ao acaso e lê as expectativas assinaladas. Se forem pertinentes diz que responderá durante o processo (isto é importante), caso não sejam adequados aos momento diz que é assunto para outra situação. Aqui é jogo de cintura do condutor da atividade.



8- Processa-se a aula em seu tempo programado. A proposta do AVIÃOZINHO  é apenas a "chamada" para uma trabalho organizado geral.



9- Ao final da aula, curso ou treino pode se fazer outro avião, só para relembrarem. Este pode ser acrescido de frase de avaliação alegando o que eles levam de volta no avião que adquiriram nesta oportunidade. Depois de lançado o professor ou instrutor lê algumas e/ou recolhe para receber o feedback de seu trabalho. Pode parecer que leva tempo, mas de vez em quando fazer isto, leva a conhecer a turma, expectativas, concentrar para o trabalho e dar uma dinâmica para a mesma. É gratificante e auto-formador para o professor.



LOCAIS ONDE JÁ FORAM UTILIZADOS ESTES AVIÕES (e neste modelo)
1- Só enquanto origami. Abertura da copa do mundo (2002) na Coréia.
2- Festa da Primavera do Boldrini (hospital Infantil de Campinas).
3- Cursos de extensão de engenharia (vários), reuniões de pais e professores, reunião de coordenação de escola, aula de literatura em colegial, treinamento de pessoal técnico e administrativo de escolas, aulas variadas de curso colegial, de faculdade e até de 1o. grau.

4- Vários outros.

DÁ CERTO! E a disciplina fica na mão de quem por direito e dever - o professor... sem medo de ser e deixar aos outros felizes.



Clique na figura para ampliar



Postado pela primeira vez por Maria Dobradura em Janeiro 16, 2010






Nenhum comentário:

Postar um comentário