terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - NA PRÁTICA A TEORIA É MUITO MELHOR -

Este tema foi postado incialmente por MARIA DOBRADURA em 26 de janeiro de 2010. Agora com alguns ajustes.

NA PRÁTICA A TEORIA É MUITO MELHOR

Recebi um e-mail em 2008 de uma professora a quem chamarei de Joana.
Joana é professora de universidade federal no sul do país e prefiro um sigilo à sua identidade. Seu e-mail, o meu e a sua resposta serão escritos na íntegra.



From: Joana Moreira
To: mluciapedroso@globo.com
Sent: Tuesday June,24, 2008 9:09 AM
Subject: DINÂMICA PARA CURSO



Bom dia
Sou Joana, amiga de sua filha, e gostaria de tentar aplicar uma dinâmica em um curso que vou dar numa semana acadêmica de Engenharia de Alimentos. O curso vai durar 6 horas com aproximadamente 42 pessoas que fazem graduação em alimentos do 1o. ao 5o. ano. O tema abordado é sobre enzimas, substâncias que são capazes de acelerar reações bioquímicas. Vou iniciar com alguns conceitos fundamentais, passando pelo processo de obtenção de enzimas e suas aplicações em diferentes industrias alimentícias. Já vou levar algumas coisas demonstrativas como por exemplo produtos comerciais que contém enzimas. Mas se tiver alguma coisa a mais que eu possa incrementar será muito bem vinda. Acho que é isso, só que o meu curso já vai iniciar amanhã pela manhã se não der tempo tudo bem deixa para a próxima. Com certeza oportunidades não faltarão.

FROM: Lucia Pedroso
TO: Joana Moreira
Sent: Tuesday, June 24, 2008 12:34 PM
Suject:RE: Dinâmica para curso

Olá Joana
Espero que esteja tudo bem com vocês. E se está trabalhando num projeto de congresso é por que está indo bem.Com certeza o tempo é pouco para preparação, mas não de todo impossível. O que faço é lidar com o comportamento do grupo para que o trabalho de dar a aula ou o curso seja facilitado e... fique nas suas mãos.
Estou escrevendo rápido, num ímpeto, pois tenho clientes à tarde, qualquer coisa ligue à noite. O principal é que logo no inicio os participantes saibam para o que vieram, no caso um curso e que você vai fazer algo que lhes segura a atenção e os fará participar.
F. gostou de uma dinâmica do voo cego, mas você teria que fazer um avião de papel e acho que é melhor outra sugestão mais rápida. Você pode fazer, não fazer ou adaptar.



1o. MOMENTO - todos se apresentam e digam de onde vieram. Ou você dá 1 minuto para que dois ou três participantes se conheçam e depois um apresenta o outro. A partir deste momento você já procura quebrar grupinhos ou panelinhas. Sorteie nomes ou sugira que formem grupos de três pessoas por localidades de onde vieram, mês de aniversário, múltiplos de algum número, pessoas que nunca se viram etc. O importante é enfraquecer panelinhas e/ou demonstrar que você tem domínio e controle de seu curso e eles mais atenção. A maneira de dizer é descontraída, simpática, mas firme.



2o. MOMENTO - faça com que pensem, reflitam porque eles estão ali, porque vieram e o que querem.. É importante saber a que se veio e que não foi num vai-da-valsa ou algo no gênero. E se foi assim, há tempo para mudanças. Aí entraria o avião, mas na urgência entrará o desenho de uma mala de viagem (desenho primitivo mesmo) num sulfite - folha A4, que você distribui para cada um e eles escrevem dentro desta mala o que esperam encontrar no curso. Você recolhe e sorteia ao acaso três para ler as expectativas. Se tiver tempo deixe que acrescentem mais uma ou duas, depois que ouviram as três sorteadas. Para esses dois momentos, não leve mais do que 20-30 minutos. Pode parecer que foge do tema, mas lembre que você está preparando, aquecendo mentes e comportamentos para aprendizagem.
3o. MOMENTO - você apresenta e desenvolve sua programação. Pode fazer isto cumulativo. Apresentar aos pouco, mas sempre acho importante, seja de qualquer forma, que num canto do quadro ou em cartaz, itens de sua programação sejam acrescentados, sendo formado um todo até o final do curso. Você se comprometeu a responder durante o curso o que fosse possível das expectativas pertinentes, se quiser coloque, de vez em quando, se estiver fazendo exatamente isto - respondendo expectativas.
Se comprometa a responder durante o curso o que for possível das expectativas pertinentes.



Procure sempre dar um tema, é que não sei se há apostilas, apresentações visuais. Para dinamizar mais você pode dar uma ou duas questões para cada subgrupo de 5-6 elementos, cobra as respostas e apresenta sua parte. Pode tambem oferecer o assunto e os divide em subgrupos, para que acrescentem dados do que acham ou estão aprendendo e depois voce "amarra". Sintetize tudo isto.

4o. MOMENTO -
Nessa questão de produtos que são enzimas, não sei se vai apresentar funções específicas, ou produções ou sei lá, já que não entendo nada disto (só entendo, mais ou menos, o que faz bem para processos neuro-transmissores). Mas que tal encarrega-los em subgrupos, de um cardápio que tenha um certo número ou variedade de enzimas? Ou ainda criar subgrupos responsáveis por um restaurante, uma creche, grupos de idosos, diabéticos etc? Pode também criar um guia de supermercados dirigindo pessoas para encontrar as tais enzimas.



Nessa dinâmica eles se interessam e prestam atenção ao que fazem e ao que os outros fazem e o resultado é muito mais positivo e abrangente do que as aulas expositivas. É muito mais convincente e agradável.



5o. MOMENTO - Final - Você entrega as mesmas malas de viagens (papeis) pergunta se foi respondido e eles riscam as expectativas resolvidas, pois agora acrescentarão na mala o que adquiriram na empreitada. Se ficaram expectativas eles a circulam e você pode falar sobre as mesmas, se eram ou não pertinentes ou como buscar respostaas.
 Pede que três leiam o que estão levando nas malas. Faça seu comentário e recolhe todas as malas para sua documentação, pois já tem parte da avaliação deste seu primeiro curso com dinâmica.



Em breve você tira tudo isto de letra. Dinâmica ajuda até a ficar mais seguro no que se faz, principalmente porque quem está participando terá mais interesse e receptividade. Isto depois você incorpora na sua personalidade de educadora.



Não vou nem rever o que escrevi, mas se quiser ligue à noite. Acho que já temos uma base para discutir. Aliás em planejamentos, é possível até se mudar toda a programação, mas sempre tendo uma base no que discutir. Tem mais, às vezes você faz adaptações na hora quando percebe que o andar da carruagem, o pique do pessoal, a urgência ou sobra de tempo torna necessário uns ajustes de emergência.
Um abraço e sucessos para quem quer realmente ser educadora em que nivel for, até pós-pós-pós doctor.
Maria Lúcia



De: Joana Moreira
Para: Lúcia Pedroso
Enviada em: quinta, 26 de junho de 2008 08:00
Assunto: Re: Dinâmica para curso



Bom dia, Maria Lúcia
Agora posso escrever mais calmamente. Como vão as irmãs e o irmão da Kity, e o pai dela? Bem apliquei a didática da viagem e pedi para que eles fizessem o desenho da mala e foi o maior sucesso. Inclusive quando devolvi a mala muitos elogiaram a dinâmica do curso. Então venho agradecer MUITÍSSIMO pela ajuda que me deu. Com certeza quando eu for dar outro curso vou aplicar novamente uma dinâmica.
Muito Obrigada
Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário