terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - POR QUE INSISTIR TANTO NO PRODUTO FINAL EM SALA DE AULA? -

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


POR QUE INSISTIMOS TANTO NO - PRODUTO FINAL - EM SALA DE AULA?
POR QUE PSICOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM?

PSICOLOGIA é comumente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais como pensamento, raciocínio, memória, aprendizagem, motivação, emoção, sensação, percepção, linguagem, estudos de consciência, sociabilidade, distúrbios psíquicos entre outros. Atualmente com o progresso e, diríamos, até positiva popularização de interpretação da neurociências tudo fica muito melhor de ser entendido e pronto para ser utilizado.

A aprendizagem se concretiza nos desafios que enfrenta de:
· comportamentos individuais e independentes,
· comportamentos sociais – interdependentes ,
· comportamentos relativos às diversidades de sua historia
· análise interculturas.

Por isso se fala em estratégias e em dinâmica de grupo. Isto tem base, fundamento e não apenas agitação para todos se manterem acordados.

ACONTECEM NA SALA DE AULA
- natureza da disciplina
- características e objetivos do professor
- característica e objetivos dos estudantes
- características e objetivos da escola
- necessidades e expectativas contemporâneas da sociedade interagem para influenciar o que é pensado, como é pensado e como isto é aceito.


Com toda esta diversidade entre pessoas são necessárias
mudanças na estrutura do ambiente da APRENDIZAGEM e nas ESTRATÉGIAS DE ENSINO.

Professores são auxiliares para que os estudantes alcancem o que é, cada vez mais, exigido.
- DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS
- adaptação a MUDANÇAS RÁPIDAS,
- num MUNDO INTERDEPENDENTE.
- PENSAMENTO CRÍTICO
- saber SINTETIZAR INFORMAÇÕES
- SENSIBILIDADE PARA A DIVERSIDADE
- e o DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E HABILIDADES
que provoquem uma vida de
APRENDIZAGEM EM CONTÍNUO ACONTECIMENTO



Há muita informação sendo oferecida e pouca atenção prestada para as estratégias de aprendizagem, para investigação e para solução de problemas. Para aumentar a qualidade da educação, precisamos usar estratégias que encorajem o pensamento crítico e habilidade em resolução de problemas – DESAFIOS – e infundir boa vontade (prontidão) e motivação para continuar aprendendo alem da sala de aula.

URGENTE – TUDO O COLOCADO ACIMA É ASSUNTO E AÇÃO PARA CURSO INFANTIL ATÉ CURSOS PÓS-DOC.


Postado originalmente por Maria Dobradura - Fevereiro 09, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário