terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - NEM PERCEBI O TEMPO PASSAR - TEMA 2

Tema inicialmente postado no blog da MARIA DOBRADURA em 11 de janeiro de 2010, aqui com algumas revisões.

NEM PERCEBI O TEMPO PASSAR
Isto é o que todo professor, treinador, comunicador gostam de ouvir no final da aula e qualquer outro tipo de instrução de aprendizagem.
Se o aluno não dormiu, esteve realmente presente é porque a aula foi agradável. E se o professor esteve dentro de seu conteúdo e conseguiu uma dinâmica positiva de participação, até ele se surpreende que não ficou desejando o sinal tocar para poder ir embora. Melhor ainda se a turma disser isto. Realmente a aula foi agradável e produtiva.

O que fez isto ser agradável? O professor sabia o conteúdo e tinha jogo de cintura para transmitir, comunicar e cativar.
Isso é frequente em sala de aula?
Professores dizem que sim ou se falam que não, a culpa é dos alunos que não colaboram.
Os alunos dizem categoricamente que não, que é raro acontecer e dizem que a culpa é do professor de não saber atrair para uma aula gostosa.
O professor (já ouvimos vários afirmarem isto), pode dizer que não está lá para dar aula gostosa, mas para ensinar e que alunos só querem as coisas como eles querem. E que aluno deve saber que tem obrigação de aprender. Verdade? Só se o professor não tem memória de sua época de estudante e se nunca teve e nem tentou um trabalho mais agradável.


Acho que é muito mais chato para o professor do que para o aluno uma aula chata, porque ele - o professor - tem que olhar a todos com sono, desatentos, controlar indisciplinas e arcar com a frustração. Pior para o professor se a aula não passa no tempo e ele tem ainda outras para enfrentar. Então se tiver que começar de algum lugar que comece pelo professor agindo positivamente em sala de aula. Se estiver agradável alguns podem ir atrás e quase a maioria, se não ela, acompanhar.


PROVANDO O QUE SE DIZ - Num colégio uma professora de ciências dava aula para a mais nova de três irmãs. Quando chegava à noite durante o jantar as outras perguntavam para ela como tinha sido a aula de ciências. Espanto! Assunto para o jantar, pois a professora sempre deu aula dos conteúdos ligados á experiências diárias, ao que se divulgava nos jornais e televisão, buscava explicações mais claras e práticas dos assuntos. Era interessante alem da aula e alem do próprio aluno.


EXPLICANDO - o recurso da professora era um olhar amplo. Isto mesmo. Quanto aos conteúdos ela sempre SE ATUALIZAVA para conhecer e poder dominar melhor a matéria. O aluno percebe o professor atualizado e com bom jogo de cintura o que muitas vezes pode lhe despertar uma opção profissional por determinadas áreas e no caso contrario determinar um afastamento por rejeição, mesmo que possa ter aptidões para determinada área.


Um outro ponto. Esta professora teve momentos de dificuldades financeiras, mas nunca deixou de LER. Uma caracteristicas é que seus livros são propriedade privada, pois faz comentários nos mesmos, ressalta tópicos, comenta o próprio livro. Ah! Ela não é egoísta não, empresta seus livros. Alguem conhece a professora Valdete Zorate?




Nenhum comentário:

Postar um comentário