terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - UMA AULA UNIVERSITÁRIA COM GOSTO DE... GOSTEI!


O título dá destaque à aula como sendo universitária, pois poucos professores dão valor a que se possa fazer isto em curso superior. Grande engano, pois o aluno sabe reconhecer uma aula com competência, dada com jogo de cintura que mobiliza maior interesse que chega a desafiá-lo, pois se saiu do óbvio e estático.
Colocadas aqui estas estratégias se permitem de serem utilizadas por qualquer curso e faixa etária. 

UMA AULA UNIVERSITÁRIA COM GOSTO DE... GOSTEI!
Estas estratégias foram solicitadas por uma professora de faculdade pública do Estado de São Paulo. Num curso de engenharia.
O plano sugerido para a aula foi transmitido por e-mail e aqui vai ser colocado neste tipo de linguagem de primeira pessoa. Vamos lá.
- Vou dar algumas sugestões e você encaixa onde der e se der. Pode telefonar e consertaremos o que for preciso ou necessario. Você já sabe que deste conteudo eu não entendo, mas você vai me encaminhando.


1o. MOMENTO - Você não conhece os alunos, pois está substituindo o titular. Estou certa? Pelo menos não os conhece como grupo.
Apresente-se de inicio, mesmo que a conheçam do corredor e diga o que pretende fazer.

"Sou R. e tenho o período de 3 tempos para dar aula sobre biopolímeros. Para que haja aprendizagem a aula tem que ser dinâmica e por isso vamos trabalhar juntos. É importante saber como voces estão chegando para esta aula." (Lembrando que numa cidade de interior, curso noturno, tudo que eles mais querem é sair para barzinhos)

- Daí R., você pode utilizar:

SUGESTÃO UM

Estratégia da mala de viagem (já falamos sobre ela na postagem de 18/01/2010). E eles escrevem o que estão trazendo de
1- Conhecimentos de assunto - básicos, médios, nada, etc.
2 - Expectativas que pretendem ver resolvidas, como saber, utilizar, só mais uma aprendizagem,etc.
- Você recolhe todo os papeis com as malas e diz que é impossível ler todas e ao acaso pega três dos conteúdos das malas. Pode perguntar se aqueles três exemplos respondem às necessidades gerais (inclusão). Caso digam que sim, que não, que sei lá, diga que espera que a aula responda a todos.

SUGESTÃO DOIS -
- Diga aos alunos que um grande conglomerado de empresas de alimentos anunciou para a faculdade que tem necessidade de estagiário em engenharia de alimentos para trabalhar na área de biopolímeros. Mas a empresa não diz o quanto quer de experiência. Eles apenas pedem que sejam honestos e claros na capacidade atual de cada um e que todos façam um currículo.
Deve ser um currículo muito curto. Imaginar e escrever.
Nome da empresa a que se destina o currículo. Sua formação profissional. Quanto entende de biopolímeros (muito, médio, pouco, precisa saber mais). Ou, reconheça que não sabe nada, agradeça e passe esta. Assine.
- Este esquema de relatorio R.,pode ter por escrito para agilizar o seu tempo de aula.
Recolhe todos os currículos e leia pelo menos cinco. Na descontração leia o nome das empresas pretendidas por eles.

- Em qualquer das duas sugestões acima você já colocou os alunos na presença da aula.

Em psicologia significa TONAR-SE PRESENTE, naquilo que se faz.
- Para uma ou outra sugestão reserve no máximo 15 minutos e diga a eles que haverá aceleração em alguns momentos.


2o. MOMENTO -
Exponha um cronograma da aula.
Se for possivel dê folhas impressas para eles e/ou utilizae o datashow. No quadro haverá os tópicos do assunto, mas haverá espaços para que eles vão anotando a aula como queiram.
Tempo - 5 minutos para explicar este recurso.

3o. MOMENTO - Definições gerais e colocação de todos os tipos de biopolímeros.
- Deixe que eles escrevam em coluna. Explique cada um. Você terá um cartaz ou datashow.



4o. MOMENTO -

- Divida a classse em grupos rápidos de 4/5 alunos e peça que acrescentem ao lado da coluna de biopolímeros onde são encontrados. Isto é feito em grupo, discutido e redigido.
Pode sugerir a cada grupo uma excursão imaginária a um supermercado (latarias e embutidos), a uma feira livre, a uma quitanda, numa farmácia, num laboratório, na peixaria e seção de aves do supermercado etc.

Tempo - 10 minutos para cada grupo levantar os produtos que contêm biopolímeros.


Cada grupo apresenta seus resultados (pergunte mais, avalie as respostas) e cada um vai escrevendo na sua folha o que acha mais importante.

Diga que é importante o máximo de recolhimento de informações porque mais adiante terão outra tarefa que utilizará tudo isto.

Tempo para essas exposições 30 minutos.


INTERVALO 10 MINUTOS


5o. MOMENTO -

Agora você poderá ustilizar a tabela furada, falha, (falamos nela na postagem de 06/06/2010), não de errada, mas vazada.

Você terá uma tabela e em determinados lugares não escreverá nada. Eles escrevrão durante a apresentação da aula. segura a atenção e se der tempo peça que eles arrisquem o que estaria escrito ali, antes da exposição.

Como recurso material você poderá usar um cartaz grande com tudo isto e cola acrescentando (ou faça o jogo no datashow) na medida que vai expondo ou trabalhando. Isso dá segurança para você com um conteúdo grande e segura a atenção.

TEMPO TOTAL 50 MINUTOS

6o. MOMENTO -
Com o mote da FOME ZERO continu a aula.

Eles, os alunos imaginam que foram convidados, como especialistas em biopolímeros a participar de um programa Fome Zero, ou qualquer coisa que alimente determinados lugares.

Atividades de grupos

GRUPO 1 - verificar produtos industriais para suprir as necessidades de crianças de 2 a 8 anos.

GRUPO 2 - Numa aldeia de pescadores, como orientar a cooperativa de alimentos para que possam suprir suas necessidades.


GRUPO 3 - Numa academia de ginástica o que colocar de produtos alimentícios à venda ou o que recomendar.


GRUPO 4 - Fazer uma campanha de alimentos dirigida para o suprimento de biopolímeros para uma comunidade do Piauí, ou Mato Grosso, ou qualquer lugar, de alimentos industrializados que possam atender a toda comunidade, crianças, jovens, adultos, idosos, etc.


GRUPO 5 - Em laboratório criar um produto enlatado, ensacado ou o que for em que colocarão alguns biopolímeros adequados e ajustados para populações de determinados lugares.

R., estes dois últimos exemplos poderiam ser aplicado aos vários grupos. Veja como eles produzem e como colaboram com a listagem para a campanha. Pode então sintetizar alguns grupos para cada um desses dois últimos itens.

Tempo de grupos 20 minutos


Tempo de apresentação 5 minutos por grupo (30 minutos)

MOMENTO FINAL

Você "amarra" a sua expectativa da aula.

Se tiver feito a mala de viagem, mande que acrescentem na mala o que levam de aquisição de conhecimentos, risquem o que não for mais viável do comportamento de entrada, podem manter dúvidas, etc.

Se tiver feito o currículo, peça que escrevam para qualquer empresa e coloquem sua intenção de trabalhar agora. Podem apresentar como experincia profissional o último grupo que fizeram.

Recolha todos e leia três e se alguem quiser falar mais alguma coisa, que diga agora ou se cale para sempre.

Até a próxima. Boa noite.


Uma repercursão desta aula foi de um velho professor que passava e estranhou todos os alunos em sala e tambem sentou para assistir.

A outra, bem interessante foi quando o titular soube da aula com presença significativa dos alunos, dito por outras pessoas, disse a R. que a cadeira era dele!


Observação -
Biopolímeros para simplificar, e muito, são proteinas, carboidratos e outras coisas. Basta acessar a internet ou perguntar para alguem que saiba. Não faz parte do caldeirão da Maria Dobradura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário