terça-feira, 13 de julho de 2010

DINAMISMO EM AULAS E TREINAMENTOS - FORMANDO GRUPOS OU SUBGRUPOS RAPIDAMENTE -

Esta postagem foi feita incialmente pelo blog MARIA DOBRADURA em 7 de fevereiro de 2010

FORMANDO SUBGRUPOS PARA TRABALHOS
 OU ESTUDOS MAIS COMPLEXOS -

A instrução dada a alunos ou treinandos "formem grupos" é muito ruim. Em geral vão se formar com grupos de amigos (panelinhas), isolando colegas, pior quando querem se juntar aos melhores alunos da classe, excluirão pessoas ou já sabem que querem ficar em grupos que não fazer nada etc.
O ideal são grupos que de misto possam se tornar melhores, mais complexos, mais produtivos. Melhor ainda quando novas pessoas conhecem-se, descobrem-se e estes novos relacionamentos valem a pena para todos, formam novas amizades e novas possibilidades de enriquecimento pessoal.



Uma observação -
Há alguns anos atrás uma brilhante aluna de 6a. serie dizia:
- quando o professor manda formar grupos, só se ouve o meu nome na classe, mas vai na hora do recreio, ver quem é que está comigo.
Portanto, quando pedir que se formem grupos relâmpagos (no momento e sem uma preparação prévia ao momento da aula pelo professor) tentar manter o equilibrio para os diferenciais que se procura alcançar ou evitar. O quesito surpresa na formação dos grupos pode render a tal da chiadeira, mas com o tempo provoca a expectativa. As sugestões seguintes são para grupos expressos e para que não tenham que se locomover demasiadamente, carregar cadeiras e atrasar o tempo da aula.

-sugestão a - grupos de 3 a 5 pessoas formados pelos números contíguos da chamada.
-sugestão b - grupos formados por 3 ou 4 alunos que se assentem próximos (em fileiras verticais, horizontais, num triângulo ou quadrado). Pensar que normalmente os amigos podem estar sentados próximos, se não há demarcação de lugares.
- sugestão c - formar grupo com aniversariantes de alguns meses. Sobrando pessoas em grupos ou faltando, juntam-se meses ou subdividem-se os meses. Nesta variação por signos zoodiacais, horóscopo chines (mais dificil todos saberem). Tudo isto pode criar um momento de descontração, alegria e menos chiadeira. Se for o caso - não despertem para isto - alertem para a seriedade de mentir sobre dados de si próprio.
- sugestão d - o professor inventa - sugestão d - o professor inventa e troca ideias com outros, aqui com o blog tambem.
- sugestão e - para forçar um pouco o raciocínio pede-se que os números pares entre 1 a 10 reunam-se num canto específico, os ímpares entre 1 e 10 em outro canto, os pares entre 11 e 20 e assim por diante. Achamos, em determinados casos, que 5 pode ser um número alto para subgrupos, querendo grupos de 3 ou quatro o professor estipula o raciocínio de emergência. Isto é bom para todos os professores, mas os de Matemática podem descobrir algo que lhes interessa para raciocínio rápido como números primos, progressões geométricas etc.



ESTE ASSUNTO CONTINUAMENTE SERÁ ACRESCENTADO DE DADOS, principalmente pelos atendimentos à sugestão d.

2 comentários:

  1. Gostei das dinâmicas.
    O que aqui está escrito é um estudo, ou já é algo provado? Achei interessante a sugestão e.
    Parabéns pelo trabalho!
    Quero ser um seguidor desse blog. Vou incluir nos blogs que sigo.
    Gostaria de usar essa imagem, para ilustrar uma postagem em meu blog. Gostaria de pedir permissão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ao adicionar o seu blog à lista de blogs que sigo, descobri que os seus conteúdos são riquíssimos e excelentes. Fiquei maravilhado! Com certeza o seu blog precisa ser conhecido pelos nossos adolescentes, jovens, estudantes e até professores.
    Mais uma vez parabéns por tudo que há em seu blog.
    Que os trabalhadores deste blog tenham um feliz e vitorioso 2011.
    Abraços,
    Pr. José das Graças Silva Oliveira

    ResponderExcluir